Política

SOUTO VOLTA A CRITICAR FALTA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM SANTA TEREZINHA

veja
| 02/08/2010 às 11:26
Ex-governador Paulo Souto falando para população de Santa Terezinha
Foto: Cooperphoto

"O desprezo do atual governo pela vida dos baianos não se dá apenas na segurança pública, mas também na saúde. Hoje, ao chegar a um hospital do Estado, o que se encontra é um ambiente semelhante ao de um campo de guerra, com dezenas de macas espalhadas pelos corredores e pessoas morrendo sem atendimento médico", disse o candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, ontem (01), em Santa Terezinha, ao lado dos postulantes ao Senado, José Ronaldo e José Carlos Aleluia, do prefeito de Santo Antonio de Jesus, Euvaldo Rosa, e do deputado federal Maurício Trindade.


Para Paulo Souto, é preciso resgatar com urgência os serviços públicos dos quais dependem a maioria dos baianos, a exemplo da saúde. No plano de governo do candidato democrata está prevista a promessa de construção de seis novos hospitais gerais no estado, um hospital de referência em oncologia, além da criação dos Centros de Especialidades Integral e do Transporte em Saúde.


Com o objetivo de complementar as ações de atenção básica do Programa de Saúde da Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde (USB) nos municípios, os Centros de Especialidades Integral oferecerão atendimento de média complexidade em especialidades médicas (consultas) e de apoio ao diagnóstico (exames) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Haverá um Centro de Especialidade Integral em cada região do estado, com médicos especialistas e equipe multidisciplinar de profissionais, realizando ações curativas e de promoção da saúde, fortalecendo a descentralização e a regionalização", explicou Souto.


De acordo com estatísticas do SUS, além do índice alto de absenteísmo em consultas, grande parcela de exames prescritos não é realizada e, quando o é, não é entregue, por que faltam recursos aos usuários para o transporte. "Para resolver este problema desenvolvemos o Transporte em Saúde. Trata-se de um sistema de transporte rodoviário, apropriado e gratuito para conduzir o usuário do SUS com incapacidade física ou econômica de uma cidade para outra, quando precisar de exames e consultas especializadas, em articulação com o PSF e os Centros de  Especialidade Integral, com vistas à complementação diagnóstica e ao tratamento diferenciado", informou Paulo Souto.

OBRAS

A ex-prefeita Moreninha lembrou que Souto ajudou a realizar um antigo sonho do povo de Santa Terezinha. "Quando governador, alocou recursos para a construção do hospital em que hoje nascem os filhos desta terra. Antes, na certidão de nascimento das nossas crianças aparecia o nome de outro município", contou.


O deputado estadual Rogério Andrade citou diversas obras realizadas no município por Paulo Souto. "Ele asfaltou a estrada que liga Santa Terezinha a Elísio Medrado, construiu uma escola pública que é referência na região, fez cisternas na comunidade de Mangabeira, Casa de Farinha em Engenho, Posto de Saúde no Campo Grande, recuperou e ampliou o hospital da cidade e construiu casas populares".   


O vereador Lourinho aproveitou o encontro com o candidato democrata ao governo do estado para apontar o desemprego como um dos grandes problemas enfrentados pelos jovens de Santa Terezinha. "Confiamos em Paulo Souto para dar oportunidades a esses jovens. Quando ele foi governador trouxe inúmeros empreendimentos para o estado. Só aqui na nossa região foram implantadas fábricas em Amargosa, Conceição do Almeida, Santo Antonio de Jesus e Castro Alves", relatou.