O prefeito João Henrique continua sendo o último avaliado pela pesquisa DataFolha publicada nesta terça-feira, 27, no jornal Folha de São Paulo, entre sete cidades sedes de regiões metropolitanas brasileiras. João teve nota 4.5 e tem avaliação boa/ótima do seu governo em 20%; enquanto a negativa em 39%.
A aprovação ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), melhorou significativamente pela primeira vez desde a eleição de 2008, quando foi reconduzido ao cargo, segundo pesquisa Datafolha. No levantamento anterior, no fim de março, a gestão de Kassab tinha 34% de aprovação. O índice subiu agora para 42%.
A informação é da reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição desta terça-feira da Folha que destaca que a pesquisa foi realizada em julho, período de férias escolares, quando os índices de congestionamento da cidade são menores.
Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, diz que é uma característica de SP que a avaliação dos prefeitos varie muito, mas para ele a exposição negativa de Kassab no início do ano pode ter influenciado a avaliação. "Agora estamos com menos dois problemas graves de SP: não temos enchentes e o trânsito está melhor por causa das férias", diz Paulino.
Kassab foi eleito em 2008 com 59% de aprovação. Desde então, o índice sofreu quedas até atingir em março o mínimo de 34%, semelhante ao que tinha antes da campanha eleitoral. Agora, há a primeira alta significativa (houve variações positivas dentro da margem de erro --de três pontos percentuais para mais ou para menos--, sem alterar a trajetória de queda).
Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |