Política

AUTORIDADES ESTADUAIS E NACIONAIS DESPREZAM CORPUS CHRISTI EM SALVADOR

vide
| 03/06/2010 às 20:55
Corpus Christi em Salvador deveria ser data nacional com base em sua história
Foto: Arnaldo A. de Jesus
  Miudinhas globais:

  1. Os políticos baianos , salvo os vereadores de Salvador com vínculos à Igreja Católica, não dão importância a festa religiosa de Corpus Christi na primeira capital do Brasil. Ora, entendendo-se a sua importância do ponto de vista da história seria uma manifestação onde deveriam participar o governador do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa e a presidente do Tribuna de Justiça representando os três poderes estaduais.

  2. E porque isso? Por que a celebração de Corpus Christi, independente de sua liturgia cristã católica, foi a primeira realizada na Bahia como sede do governo Geral do Brasil. A rigor, se levarmos isso ao pé da letra, aqui também deveriam estar o Núncio Apostólico sediado em Brasília e até o presidente República e/ou seu representante, uma vez que, em graduação, Tomé de Souza representava o chefe da Nação nascente Brasil. Tinha dupla função: governar a Bahia e o Brasil.

  3. Sua missão foi integrar o Sistema de Capitanias Hereditárias instalado por ordem de Dom João III a partir de 1534 e que precisava de unidade, de organização. Ao contrário do que muita gente fala sem conhecimento de causa, as capitanias hereditárias foram fundamentais para expansão do colonialismo português, e a nova ordem jurídica e política, a partir de Tomé de Souza e outros só fez consolidar esse processo e fincar as raízes portuguesas no país.

  4. Tanto que, ao contrário do que aconteceu na Amércia Latina, o Brasil conseguiu com Dom João VI, que de bobo não tinha nada, organizar uma Nação enorme com uma mesma língua e costumes. Se não fosse essa ação que vem de Tomé de Souza e chega a Dom João VI, 250 anos depois, o Brasil poderia ter sido fatiado em vários países, falando-se espanhol, francês, holandês, inglês e outras línguas e bandeiras.

  5. Mas, aqui na Bahia, essa relação da história com a cidade ninguém leva a sério. Veja que os políticos de uma forma geral preferem a Lavagem do Bonfim, uma festa folcórica e popular. E ambém o Carnaval que tem pouco mais de 100 anos de existência.
                                                       **
  6. Uma empresa que colocar uma conexão centro de Salvador ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães utilizando helicópteros pode ser dar bem porque a Avenida Paralela se tornou um pesadelo.

  7. Veja o seguinte: quando esta avenida está engarrafada as pessoas que se dirigem ao aeroporto desviam a rota pela Av Oceânica, mas, enfrentam manifestações de barraqueiros. A outra opção é pegar a BR-324 e entrar no CIA. Aí, enfrenta as interdições das obras da empresa que cobrará pedágio.

  8. Ou seja, se correr o bicho pega; se ficar o bicho come. Só de helicóptero para não perder os vôos.

  9. Parece até uma coisa inacreditável mas é verdadeira: o DEM vai fazer sua convenção numa sala. Isso por birra do PSDB que não aceitou ceder o local da convenção tucana nacional, no turno da manhã, para que isso acontecesse.
 
  10. O pessoal do DEM acha que tem dedo do deputado Jutahy Magalhães JR e anda dizendo horrores do próprio.

  11. Essa de protestos de mulheres de padres contra o celibato, em Roma, é coisa do outro mundo. Se fizerem uma manifestação dessas em Salvador dá pra encher uma pracinha.

  12. Dois meses depois do aniversário de Salvador (29 de março) a obra do Imbuí continua sendo executada. Enquanto não resolver a questão da adutora da Embasa nada feito.

  13. Os Enamorados - comédia de amor mal entendido - no Teatro Vila Velha, de 4 a 27 de junho. Com Carlo Goldoni e direção de Antonio Fábio.

  14. Tem uma caveira de burro no caminho dos barraqueiros da Orla Atlântica. Agora é a greve na Justiça Federal que adia decisões.

  15. O procurador eleitoral Sidney Madruga investiga excesso de publicidade do governo do Estado. Nem precisa investigar muito: é só assistir TV.

  16. Itamaraju: Sai Marisette Carletto e entra Pedro da Campineira. Em Buerarema, sai Mardes Monteiro e entra Euder Bonfim. Nessa dança das cadeiras só quem leva fumo é o povo.

  17.  Nesta quinta, o deputado Javier Alfaya participou do 4º Seminário de Cultura do partido - o primeiro feito a partir do coletivo criado em fevereiro - quando foi eleito Coordenador Nacional de Cultura do PCdoB. O evento constitui uma importante oportunidade para os comunistas estabelecerem uma atuação organizada e focada em ações imediatas - relacionadas com a disputa eleitoral - e de médio prazo.

  18. Entre os encaminhamentos a serem tratados estão a definição dos pontos que serão propostos para a candidatura de Dilma Rousseff (PT) e a criação de uma Plataforma Cultural do PCdoB."É hora de a gente se apresentar mais organizadamente para a sociedade", diz Alfaya.

  19. Mais uma vez a Secretaria de Saúde do Estado foi obrigada a cancelar uma licitação devido a irregularidades detectadas pela bancada de Oposição. Depois do Hospital de Seabra, agora foi a vez da licitação do Hospital da Criança, conforme publicação no Diário Oficial.

  20. O anúncio da anulação do edital de licitação para a operacionalização do Hospital da Criança, assinada pelo titular da Secretaria de Saúde (Sesab), Jorge Solla, consta que a decisão foi tomada com "base no parecer técnico da Comissão Julgadora de Licitação", sem explicitar detalhes.

  21. Encontrei o Rasta do Pelô na Cantina da Lua todo vestido de preto. Tá de luto.

  22. Vem aí o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um saco. Todo mundo virou ambientalista e quer tirar uma lasquinha do dito.