Política

SESAB COMPLETA 1 SÉCULO E FAZ HOMENAGEM A ANTIGOS GESTORES DA PASTA

No Dia do Orgasmo, celebrado em 31 de julho, o Sexlog, maior rede social adulta do Brasil, com mais de 23 milhões de usuários, jogou luz sobre um fetiche que muita gente já vive, mesmo sem nomeá-lo: o prazer de ser visto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/07/2025 às 19:47
homenagem na
Foto: Joà Souza
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O aniversário de 100 anos da Secretaria da Saúde (Sesab), órgão do Governo do Estado, foi comemorado nesta terça-feira (29) – data oficial de fundação da secretaria –, com uma série de homenagens. O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na solenidade realizada na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, momento em que inaugurou um memorial dedicado aos 47 ex-secretários e secretárias da pasta.   

  2. "É um reconhecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) - 100 anos da primeira secretaria estadual de saúde do Brasil. Só temos a agradecer a todos os secretários e servidores que passaram por aqui e deixaram a sua marca. Ao mesmo tempo em que reverenciamos nossa história, celebramos os recentes investimentos na saúde pública de toda a Bahia”, declarou o governador, que na ocasião, entregou medalhas aos servidores e gestores homenageados, ao lado da atual secretária, Roberta Santana.

  3. Com o evento lotado por servidores e servidoras que fizeram e fazem parte da história centenária, Roberta Santana, destacou os avanços na saúde pública. “Celebrar esses 100 anos é reconhecer cada servidor e servidora que dedicou sua vida a cuidar do outro. Nós crescemos muito. São mais de 60 hospitais, mais de 30 centros de reabilitações, mais de quatro mil unidades básicas de saúde que recebem o nosso apoio. Apenas em dois anos, tivemos um investimento de mais de R$ 22 bilhões na saúde pública da Bahia”, destacou. 

  4. A homenageada por sua contribuição frente à secretaria, a primeira mulher nomeada dirigente da pasta em 2021, Adélia Pinheiro, falou sobre os desafios enfrentados. “Além do orgulho, trago a responsabilidade de inspirar outras pessoas e o carinho de ter sido sucedida por outra mulher, a secretária Roberta Santana, que tem atuado com foco no cuidado com as pessoas em cada canto dessa Bahia”, afirmou. 

  5. Servidora há 55 anos, Janete Silva não escondeu a emoção ao receber a medalha de agradecimento por seus serviços prestados à Sesab. “Entrei na secretaria aos 19 anos e acompanhei o trabalho de nove secretários. Agradeço muito por essa homenagem tão linda e por fazer parte dessa história. Viva a Sesab. Viva o SUS!”, comemorou. 

  6., Para o então deputado federal e ex-secretário da Saúde, Jorge Solla, que esteve à frente da pasta entre 2007 e 2014, as conquistas do SUS foram gigantescas. “Representamos mais de 10% da força de trabalho no Brasil, mais de 10% do PIB e o privilégio do Brasil ser o único país com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público universal. É muito importante ver aonde chegamos e pensar nos desafios futuros que ainda são muitos”, disse. 

  7. As comemorações se estendem pelos próximos meses. A partir de agosto, estão previstas etapas regionais da Corrida e Caminhada do Centenário, voltadas à valorização dos trabalhadores e à promoção do bem-estar. Em outubro, será lançado o livro Sesab 100 anos, publicação que reunirá documentos históricos, registros fotográficos e análises sobre as políticas públicas de saúde implementadas na Bahia ao longo de um século. 

   8. As ações comemorativas incluem entregas de novas estruturas assistenciais, como os hospitais regionais em Alagoinhas, Jacobina, Ibotirama, Lauro de Freitas, Caetité e Salvador. Além disso, estão previstas cinco edições da Feira Saúde Mais Perto, que deverá ultrapassar a marca de 1 milhão de atendimentos.

   9. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, participou, nesta terça-feira (29), da solenidade oficial em comemoração ao centenário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). 

   10. Durante a solenidade, Ivana Bastos destacou o simbolismo da data e prestou reconhecimento aos profissionais que, ao longo de um século, dedicaram suas vidas à construção de uma saúde pública mais digna, acessível e resolutiva.

  11. “São 100 anos de uma história construída com esforço, compromisso e amor pela vida. A saúde pública da Bahia tem avançado com coragem, inclusão e sensibilidade, graças ao trabalho coletivo de homens e mulheres que, todos os dias, saem de casa para cuidar da nossa gente. Foi uma honra representar a ALBA nesse momento tão especial”, afirmou.

  12. A presidente também parabenizou a secretária Roberta Santana pela gestão comprometida com o fortalecimento do SUS e a ampliação do acesso à saúde em todo o território baiano, além de destacar a liderança do governador Jerônimo Rodrigues na condução de uma política de saúde que alia planejamento, humanidade e presença nos municípios.

  13. “Celebrar esse centenário é reconhecer o passado, honrar quem construiu esse caminho e renovar o compromisso com um futuro onde a saúde continue sendo prioridade absoluta para todos os baianos e baianas. Reafirmo aqui nossa luta constante por mais assistência nos municípios, para que o cuidado com a saúde chegue com qualidade, dignidade e estrutura a cada canto do nosso estado”, disse. 

  14. Juízes e desembargadores escolhem, no próximo mês de setembro, a nova diretoria da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). O pleito, que acontecerá em setembro, contará com chapa única, que será liderada pelo juiz Eldsamir Mascarenhas, atual vice-presidente da instituição.

  15. A nova diretoria, que fará a gestão da entidade no triênio 2026/2028, ainda será composta pelo Desembargador Manoel Bahia, que será o 1º vice-presidente; pelo Desembargador Júlio Travessa - atual presidente -, que ficará com a 2ª vice-presidência; e a Desembargadora Delma Margarida Gomes Lobo, como 3ª vice-presidente.

   16. A Desembargadora Delma Lobo é a atual presidente da Associação dos Magistrados Aposentados da Bahia (AMAP). Convidada a compor a chapa única da AMAB, em função do trabalho desenvolvido na entidade coirmã, com vitórias em diversos pleitos, ela afirmou que “será uma honra atuar, conjuntamente com a AMAB, onde daremos continuidade ao trabalho, na luta em defesa dos interesses da classe”.

   17. O pleito acontecerá no dia 26 de setembro, e, na oportunidade, os associados também escolherão os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Para o Conselho Deliberativo são candidatos os magistrados: Alianne Katherine Vasques, Diego Goes Lima, Eduardo Ferreira Padilha, Gabriel Igleses Veiga, Gabriel de Moraes Gomes, Iasmin Leão Barouh, Lívia Figueiredo, Mariana Bensi de Azevedo, Yago Daltro Almeida, Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, Renata Guimarães Firme e Tardelli Boaventura. Já no Conselho Fiscal concorrem: Ana Conceição Barbuda Guimarães Ferreira, Armando Mesquita Junior, Carlos Eduardo Camilo, Cleber Roriz Ferreira, Elber Marcel Vieira Campos, Fábio Maxx Saramago Pinheiro, Maria Cláudia Parente e Wander Cleuber Lopes. 
                                                                             ****
   18. No Dia do Orgasmo, celebrado em 31 de julho, o Sexlog, maior rede social adulta do Brasil, com mais de 23 milhões de usuários, jogou luz sobre um fetiche que muita gente já vive, mesmo sem nomeá-lo: o prazer de ser visto. A prática, conhecida como exibicionismo, tem atraído cada vez mais adeptos que não apenas sentem mais tesão quando são observados, como chegam ao orgasmo com mais facilidade ao compartilhar sua intimidade com outros.

  19. Em uma enquete com mais de 3 mil respondentes de todo o País, 43,25% disseram sentir muito mais prazer quando estão sendo observados. Quase 70% acreditam que o exibicionismo potencializa o orgasmo e mais de 60% já gozaram durante uma prática desse tipo, seja ao fazer uma live provocante, publicar vídeos ou mandar fotos provocantes.

  20. “O sexo nao precisa de roteiro nem se prender a uma lógica de ação. Às vezes, o tesão está no olhar, na tensão, na vontade contida. Para quem curte se exibir, o prazer nasce da provocação, de se mostrar, de saber que está sendo observado e desejado”, afirma Mayumi Sato, CMO do Sexlog. 

  21. Mayumi ainda comenta que o desejo de ser visto, quando vivido com consentimento e responsabilidade, pode não só aumentar a excitação como virar fonte de renda. “Existe um desejo crescente por assistir prazer real, sem roteiros, só gente de verdade vivendo o próprio tesão. No Hotvips, quem curte se exibir encontra um público que valoriza justamente isso: o amadorismo autêntico. É uma forma de unir o útil ao agradável, transformando momentos de prazer em renda extra, com conteúdos que celebram o fetiche com liberdade e consentimento”,  diz.

  22. De acordo com a enquete, o que mais excita os usuários na hora de serem vistos é provocar tesão (75,24%) e se sentir desejado (55,10%). Quase 83% também admitem já terem se excitado só de ver alguém tendo um orgasmo, o que mostra que essa troca visual é uma via de prazer dupla: excita quem vê e ainda mais quem é visto.

  23. Para 81,7% dos usuários, a melhor forma de comemorar o Dia do Orgasmo é transando com outras pessoas. E 12,44% pretendem fazer isso ao vivo na livecam do Sexlog, num verdadeiro show que une desejo, audiência e gemidos em tempo real.