A presidente Ivana Bastos manifestou entusiasmo com a retomada dos trabalhos. “A nossa expectativa é que a Casa tenha uma produção superior a todos os anos”
Tasso Franco , Salvador |
30/07/2025 às 12:37
Presidente Ivana Bastos
Foto: ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retorna às atividades regulares nesta sexta-feira (1º), assinalando o fim do regime de trabalho com expediente reduzido, que compreendeu todo o mês de julho. A presidente Ivana Bastos, primeira mulher a assumir a instituição política em 192 anos de fundação, manifestou entusiasmo com a retomada dos trabalhos. “A nossa expectativa é que a Casa tenha uma produção superior a todos os anos, e que a gente possa votar ainda mais projetos de deputados no plenário, que as comissões participem ativamente, façam audiências públicas e tragam a população para a Casa do Povo”, afirmou.
A chefe do Legislativo baiano disse ainda que o conhecido “turnão” foi um período dedicado a uma série de obras de requalificação da sede do Poder Legislativo estadual. “Fizemos algumas reformas na Casa para dar mais acessibilidade e mais condições de trabalho para os servidores e os deputados. Foram reformas básicas visando o conforto da população”, informou.
Para o superintendente de Administração e Finanças, Robson Coutinho, o regime de “turnão” facilitou a realização de serviços de manutenção com mínimo impacto para servidores e visitantes, uma vez que a ALBA recebe milhares de pessoas diariamente em seu período ordinário. Durante o recesso, a sede do Parlamento passou por obras de melhoria que contemplaram toda a estrutura interna, ao tempo que registrou uma economia orçamentária de mais de R$1 milhão.
O gestor atribuiu essa economia à redução de gastos com energia, material administrativo, água mineral, café, copos plásticos e combustível, uma vez que a movimentação maior de servidores foi concentrada pela tarde, diminuindo despesas no turno matutino.
Valorização dos servidores da Assembleia
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu, na última segunda-feira (28), a diretoria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Sindsalba) para discutir uma pauta ampla de reivindicações voltadas à valorização profissional dos servidores e ao fortalecimento da estrutura de trabalho dentro da Casa.
Durante o encontro, a presidente também recebeu uma moção de aplausos da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal, em reconhecimento ao seu mandato histórico como a primeira mulher a presidir a ALBA. Participaram da reunião o presidente do Sindsalba, Fábio Macêdo e Lima; o vice-presidente João Lima; a diretora de Relações Institucionais Ana Paula Borges; o diretor de Comunicação Silas Santos; o 1º secretário Edgar Crusoé; o diretor Social Jarbas Abraão; e o advogado da entidade, José Amando. O procurador jurídico da ALBA, Rafael Baretto, também esteve presente na reunião.
Os representantes sindicais apresentaram reivindicações prioritárias da categoria, incluindo temas como promoção por mérito, aposentadoria, saúde, pagamento de pecúnias em andamento e a elaboração de projetos voltados à valorização e incentivo funcional, além de outras pautas relacionadas à estrutura e ao reconhecimento da atuação dos servidores da ALBA. O presidente do Sindsalba, Fábio Macêdo, avaliou a reunião como muito positiva e destacou a abertura da presidente para o diálogo.“Foi uma reunião bastante produtiva. Entregamos nossa pauta, a presidente se mostrou bastante receptiva, e ficou definido que teremos uma nova reunião em breve para tratar da implementação do que já é possível ser encaminhado. Agradecemos pela disponibilidade e atenção da presidente com as demandas dos servidores”, disse.
A presidente Ivana Bastos reafirmou seu compromisso com a categoria e reconheceu o papel essencial dos servidores no funcionamento da Assembleia.“Compartilho este mandato com cada um de vocês. Reconheço a importância do trabalho dos servidores e me comprometo a fazer o nosso melhor para garantir valorização, reconhecimento e uma estrutura que favoreça ainda mais o bom desempenho de suas funções”, afirmou. A parlamentar informou ainda que levará as reivindicações apresentadas à Mesa Diretora da ALBA, com o objetivo de promover um debate amplo e institucionalizado sobre os pontos tratados. Ela também destacou que contará com o apoio integral da Procuradoria Jurídica da Casa para garantir que os encaminhamentos sejam feitos de forma segura, responsável e com atenção plena às possibilidades legais e administrativas. A presidente ressaltou também que sua gestão tem se dedicado à consolidação de uma ALBA plenamente operante, transparente, humana e alinhada com os princípios do serviço público moderno.