Acontece nesta sexta-feira (28), às 14h, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a assinatura do contrato de Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo do Estado e o consórcio Promédica & Dalkia para a administração do Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador.
O consórcio ofereceu R$ 103 milhões de contrapartida para o estado e sagrou-se vencedor do leilão para administrar o HS, que aconteceu em fevereiro desse ano. A empresa competiu com o consórcio Salvador Saúde, formado pela carioca Facility Participações LTDA e pela SMA Empreendimentos.
O HS vai ser o primeiro hospital público do Brasil a funcionar por meio de PPP e o 2º no mundo (o primeiro foi o Hospital de Madrid, na Espanha) a ter gestão administrativa e médica por essa modalidade. A unidade terá 298 leitos e potencialmente beneficiará uma população em seu entorno de 1 milhão de habitantes, com corpo médico exclusivo. Com inauguração prevista para julho de 2010, o Hospital, que está sendo construído pelo Governo da Bahia, vai ser aparelhado e operado pelo parceiro privado durante dez anos.