Política

CÂMARA APROVA POR 30X10 AS CONTAS DE 2008 DA PREFEITURA DE SALVADOR

Veja
| 26/05/2010 às 22:43
Vereadores acataram, em eleição secreta, parecer do TCM
Foto: Valdemiro Lopes

Com 30 votos favoráveis e 10 contrários, a Câmara Municipal de Salvador ratificou, na noite desta quarta-feira (26), o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que aprovou com ressalvas as contas de 2008 da Prefeitura de Salvador.

O líder da bancada da oposição na Câmara, Gilmar Santiago (PT), explicou o posicionamento contrário a aprovação do grupo de vereadores. "Desde a primeira administração de João Henrique que as contas são aprovadas com ressalvas. Este ano, o gasto excessivo com propagandas e os recursos desviados do Fundo para a educação foram alarmantes. Por isso, nosso posicionamento é contrário à maioria", afirmou.

Já Pedro Godinho (PMDB), líder da ala governista na Casa Legislativa, minimizou as ressalvas feitas às contas da Prefeitura de Salvador. "Mais de 90% das contas são aprovadas com ressalvas, inclusive as do Estado. É uma coisa muito natural. Este é um momento importante em que fazemos justiça ao que já foi aprovado pelo TCM", declarou Godinho.


Em cima do muro

A bancada independente, que desde a sua criação fez oposição ao prefeito, ficou dividida para a votação das contas de 2008. Momentos antes do início da votação, o líder do grupo de vereadores, Alcindo da Anunciação (PSL), não sabia o posicionamento do bloco, mesmo reconhecendo a importância de averiguar as ressalvas feitas pelo TCM.  "Estamos conversando ainda e analisando, mas parece que cada um vai ter um posicionamento diferente. Conversei com João Cavalcanti para esclarecer alguns pontos, mas algumas dúvidas ainda permanecem", explicou.

Como os oito vereadores da oposição votaram abertamente contra a aprovação das contas, o que se sabe é que dois vereadores do bloco independente também não aprovaram o parecer do TCM.