Política

DIRIGENTE PSOL DIZ QUE GEDDEL E WAGNER SÃO ÁGUAS DO MESMO POÇO

vide
| 21/03/2010 às 16:20
O dirigente nacional do PSOL na Bahia e pré-candidato a governador do estado, Hamilton Assis, ressaltou hoje a importância do Dia Mundial da Água, afirmando que "A luta em defesa da água é uma causa que deve ser abraçada por todos que defendem a qualidade da vida. É uma luta difícil, pois significa enfrentar os grandes grupos econômicos que estão destruindo a qualidade da água e da vida".
 
Acrescentou ainda que, na Bahia, em particular, "este é um problema crônico, que vem desde o período dos governos carlistas e continua candente, pois, está se agravando durante o governo petista de Wagner e na prefeitura do PMDB de Salvador. Na Bahia, a manifestação do Grito da Água ocorrerá na segunda-feira, às 15 horas, saindo do Campo Grande à Praça Castro Alves.

"A produção de urânio em Caetité é um exemplo de como os interesses dos capitalistas se colocam acima da vida humana, contaminando a água de toda a região. E agora o governador quer trazer também usinas nucleares para colocar na beira do Rio São Francisco".

De acordo com o candidato a prefeito de Salvador do PSOL em 2008, Hilton Coelho (o Hilton 50), este não é um fato isolado: "o governador constrói a Tecnovia, dando incentivos fiscais para um centro industrial na área da Mata Atlântica na Avenida Paralela de Salvador, enquanto a prefeitura abre o que pode para as grandes empreiteiras e imobiliárias destruírem o resto da Mata e suas lagoas".

Além disso, o prefeito vai "tapando todos os rios de Salvador, como fez na Av. Centenário e agora no Imbuí, sempre com a omissão do governo do estado e financiamento do governo federal". Afinal, "estas empreiteiras, várias delas envolvidas com corrupção, são grandes contribuintes para os cofres do PT, do PMDB, do DEM e do PSDB".

Hamilton Assis ressalta ainda que o mesmo ocorre com o "total apoio do governo Wagner à destruição propagada pelas plantações de eucalipto, feitas pelas grandes multinacionais de celulose que, coincidentemente, também estão entre as principais financiadoras do PT baiano".

Enfim, conclui o dirigente nacional do PSOL na Bahia, "não por acaso, o maior ataque à água feito na Bahia é a Transposição do Rio São Francisco, iniciativa do governo federal a serviço do agronegócio e empreiteiras, com total apoio de Wagner (PT) e sob a responsabilidade do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que brigam muito por espaços de poder na Bahia, mas são amigos federais. O que mostra também que, apesar das brigas, são água do mesmo poço".