Há uma queixa generalizada dos gestores municipais diante atuação da Neoenergia/Coelba
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/08/2025 às 18:49
Ao menos o diálogo foi averto e novos encontros foram agendados
Foto: UPB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Soluções para as demandas dos municípios na manutenção e expansão da energia elétrica no estado foram discutidas em reunião realizada entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth. Durante o encontro, realizado na sede da concessionária em Salvador, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, acompanhado de membros da diretoria da entidade, apresentou as principais dificuldades enfrentadas por diversos municípios baianos relacionadas ao fornecimento de energia elétrica e sugeriu a realização de um ciclo de reuniões para atendimento individualizado aos gestores.
2. Ficou acordado que serão realizadas quatro reuniões por região (Norte, Sul, Leste, Oeste), na sede da UPB, nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, onde técnicos da concessionária receberão as questões levantadas pelas prefeituras. Caso haja necessidade, as datas podem ser estendidas.
3. O presidente da UPB, Wilson Cardoso, reforçou que a ideia não é tratar demandas pontuais, mas buscar soluções conjuntas para todos os municípios do estado. “Tratamos de todas as questões que estão afligindo os prefeitos e prefeitas.
4. Saímos daqui fechando as nossas reuniões regionais. Estamos montando um grupo de trabalho, tanto na UPB como na Coelba, levantando as demandas e passando para que, a cada reunião regional, a gente já tenha algumas soluções”, afirmou Cardoso, demonstrando otimismo com o novo modelo de atuação.
5. Entre os temas destacados estão: a demora na execução de obras de expansão e melhoria da rede elétrica, os prejuízos causados nas Policlínicas Regionais de Saúde, que comprometem os atendimentos e a operação de equipamentos essenciais, como os de exames e outros serviços médicos, prejudicando a assistência à saúde de pacientes de diversas cidades.
6. Além disso, o aumento da carga elétrica nos equipamentos públicos como escolas, maquinário da agroindústria e outros setores também foi abordado, juntamente com as constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia, que geram prejuízos ao comércio local, à produção agropecuária e às unidades de saúde em todas as regiões do estado.
7. O presidente da Coelba, Thiago Guth, apresentou o plano de investimentos anunciado pela Coelba, que prevê um aporte de R$ 13,3 bilhões na Bahia até 2027 e reforçou que o intuito é dar mais qualidade e celeridade ao serviço prestado pela concessionária.
8. “A reunião foi muito produtiva, atingiu nosso objetivo, que, como empresa de concessão de serviço público, é prestar o melhor serviço para a população. Recebemos as demandas, tivemos uma conversa muito positiva, saímos aqui com um plano de trabalho, que é o mais importante, para que a gente possa atender bem a população de cada município e evoluir em conjunto”, afirmou Guth.
9. Para o presidente Wilson Cardoso, a parceria entre a UPB e COELBA está ainda mais forte. Temos certeza de que o investimento vai melhorar os serviços prestados, principalmente, para os produtores da agricultura familiar. Além disso, esta ação vai melhorar também a comunicação da Coelba com os municípios e, sobretudo, a resolutividade.
10. O presidente da UPB esteve acompanhado do diretor executivo e prefeito de Ituberá, Regis Aragão, e dos diretores da Regional Norte e Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Azevedo Jr., da Regional Sul e Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha, de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial e Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e de Serviços e Prefeita de Mucugê, Ana Medrado.
*****
11. Durante o 17° Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores realizado em Brasília-DF, entre os dias 1° e 3 de agosto, o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, foi eleito dirigente nacional do partido. “Uma honra sem tamanho e uma responsabilidade gigantesca compor a direção nacional sob a liderança do presidente Edinho Silva, em uma quadra tão importante da política no Brasil e da encruzilhada que o mundo vive”.
12. Estavam presentes no Encontro deste domingo o presidente Lula, a primeira dama Janja, a ex-presidenta e hoje ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro-chefe da da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, o ministro da AGU, Jorge Messias, do Trabalho, Luiz Marinho, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o da Educação, Camilo Santana e a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santo. O último dia da atividade também contou com todos os presidentes estaduais eleitos, que foram apresentados ao conjunto do partido.
13. Além de Éden, outros sete baianos passam a compor o Diretório Nacional do PT: Lucinha Barbosa e Liliane Oliveira; Isaac Bonfim, Everaldo Anunciação,Tagner Cerqueira, Tytta Ferreira e Paulo Riela. “A representatividade da Bahia refletida na direção nacional é um reconhecimento da importância do nosso estado para a política nacional, mas também do PT Bahia para o partido nacionalmente”, comentou Isaac Bonfim, presidente do PT de Vitória da Conquista e também eleito membro do Diretório Nacional.
14. A passagem de bastão da presidência do PT Bahia de Éden Valadares para Tassio Brito já tem data marcada: dia 13 de setembro, em Salvador, durante o Encontro Estadual do partido.
15. Projeto de vida de muitas famílias brasileiras, a casa própria se tornou, nesta sexta-feira (1º), realidade para mais de 860 famílias dos municípios de Pojuca e Paulo Afonso, na Bahia, com a entrega de três conjuntos residenciais do Minha Casa, Minha Vida. A entrega marca o lançamento da modalidade FGTS do Minha Casa, Minha Vida Bahia, programa estadual que amplia o acesso à moradia para famílias de baixa e média renda em áreas urbanas.
16. Mãe de uma criança com transtorno do espectro autista, Jamile Guimarães, foi uma das beneficiadas do residencial Everaldino Guimarães, em Pojuca. Cadastrada no programa social há um ano, a dona de casa celebra a conquista.
17. “Foi muito rápido. Desde que eu descobri que ela era autista, ano passado, eu comecei a correr atrás do direito dela. E aí, olha como são muitas coisas. Me inscrevi ano passado e graças a Deus fui abençoada muito rápido, né? Já sai do aluguel e tô feliz demais”, dividiu.
18. No município, os imóveis foram apresentados aos novos proprietários pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Já em Paulo Afonso, a cerimônia de inauguração foi conduzida pela titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira.
19. A agenda oficial aconteceu em concomitância, com a presença virtual do presidente Lula e do ministro das cidades, Jader Filho, diretamente de Brasília, de onde eles também transmitiram inaugurações de conjuntos habitacionais no Ceará, no Piauí e no Tocantins.
20. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou, durante a cerimônia, que o programa baiano, em parceria com o Governo Federal, é um esforço da administração estadual em ampliar o acesso à moradia no estado. “Fizemos um esforço para garantir que nós também coloquemos dinheiro em habitação.
21. Nós fizemos, na semana passada, em Barreiras, um edital Minha Casa, Minha Vida Rural, com recurso da Bahia, para construção de residências para indígenas, para quilombolas, para pescadores. E hoje mais um lançamento fruto de parceria do Estado com o Governo Federal”, destacou.
22. Com investimentos que ultrapassam R$ 75 milhões, financiados por meio de parceria entre o Governo da Bahia, a Caixa Econômica Federal e a Conder, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), as casas e apartamentos contam com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Do total, 668 unidades habitacionais foram entregues em Pojuca nos residenciais Everaldino Guimarães e professor João Assis, no bairro Los Angeles.
23. Em Paulo Afonso, mais 200 unidades do Residencial Francisco Chagas de Carvalho foram entregues à população. Além das inaugurações nos municípios, foram assinados contratos e termos de compromisso para a construção de unidades habitacionais em mais seis cidades: Remanso, América Dourada, Jacaraci, João Dourado, Iaçu e Santa Terezinha.