Política

GOVERNADOR, PREFEITO, SENADORES E EPUTADOS LAMENTAM MORTE JÂNIO LOPO

vide
| 05/03/2010 às 19:25
Wagner sobre Jânio: "Perda do jornalista é uma lacuna no debate político"
Foto: AGECOM
  "Foi com grande pesar que tomamos conhecimento do falecimento, nesta sexta-feira (5), do jornalista Jânio Lopo. Essa perda abre uma lacuna no debate da política baiana, cujo cenário ele acompanhava há muitos anos e conhecia como poucos. Nesse momento de dor, expressamos os nossos sentimentos aos profissionais da Tribuna da Bahia, do site Política Hoje e, especialmente, à família de Jânio". (Jaques Wagner, governador)
                                                      **
   O prefeito João Henrique lamenta profundamente o falecimento do jornalista Jânio Lopo, da Tribuna da Bahia, e do site Política Hoje. "Uma grande perda para o meio jornalístico baiano e também para o mundo político. Jânio marcou sua brilhante trajetória com relevantes serviços prestados a toda a área de comunicação com repercussão em todo o Estado. Foi um jornalista influente, e que tinha a capacidade de conquistar seus leitores". O prefeito também se solidarizou com a família do jornalista, o jornal Tribuna da Bahia e toda a sua equipe de profissionais e o site Política Hoje.
                                                      **
  O senador César Borges, transmitindo seu sentimento pessoal e o da equipe, lamenta a morte do amigo Jânio Lopo, comentarista político, editor de política da Tribuna da Bahia e diretor do blog Política Hoje, ocorrida hoje. É uma perda que deixa consternado o jornalismo e o mundo político baiano, ante tantas qualidades pessoais e profissionais que destacavam Jânio, entre elas a generosidade, a cordialidade e o extremo senso de justiça. Aos filhos, esposa, colegas da Tribuna e do Política Hoje, prestamos inteira solidariedade, rogando a Deus para que a dor da perda precoce seja superada pela graça de ter participado do seu convívio.

                                                       **

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), lamentou a morte do jornalista Jânio Lopo, na tarde desta sexta-feira (05). O presidente está dando entrada em uma Moção de Pesar no Legislativo pelo falecimento do articulista, que comandava a editoria de Política do jornal Tribuna da Bahia e do seu site, o http://www.politicahoje.com.br/. De forma suprapartidária, os vereadores da capital também lamentaram a perda.


Ao ser informado do falecimento, Alan Sanches ficou bastante emocionado. "Tinha Jânio como um amigo e grande companheiro. Ele era um profissional de mão cheia, conhecedor profundo dos bastidores da política. Essa é uma perda irreparável", disse.

O presidente afirmou ainda que - mesmo com sua timidez e irreverência - Jânio conseguia informar seus leitores e passar sua impressão sobre os fatos políticos de Salvador, da Bahia e do Brasil.


O presidente da Câmara afirmou também que dará entrada em um projeto sugerindo a colocação do nome de Jânio Lopo em um logradouro na cidade. "Essa deverá ser uma singela homenagem ao jornalista que, através de suas críticas e elogios, tanto contribuiu com a política do nosso país".

                                                          **

PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - vem comungar com a família, amigos e os profissionais da imprensa baiana, o sentimento de irreparável perda pelo falecimento do jornalista JANIO LOPO, ocorrido nesta sexta-feira, dia 05.

Um dos mais conceituados e respeitados profissionais da imprensa da Bahia, Janio Lopo construiu uma carreira profissional pautada pela coragem, firmeza, coerência e total intransigência na defesa da verdade e da liberdade de expressão. Da mesma forma como a sua conduta pessoal sempre se caracterizou pela sinceridade, lealdade e solidariedade para com os amigos.

A sua breve trajetória de vida deve servir como exemplo aos jovens jornalistas e àqueles que, nos bancos das universidades se preparam para exercer o ofício de levar a verdade dos fatos à opinião pública. Mas, principalmente, deve servir como referência para  todos os que estejam comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, sem desigualdades e com um mundo em que todos, sem exceção, sejam verdadeiramente cidadãos.
LÚCIO VIEIRA LIMA
PRESIDENTE DO PMDB DA BAHIA
                                                         **
O deputado federal e pré-candidato ao governo da Bahia pelo Partido Verde
Luiz Bassuma, lamentou hoje o desaparecimento precoce do articulista e
jornalista político Jânio Lopo. "Foi uma das cabeças mais lúcidas do
jornalismo baiano, sempre com análises contundentes e ponderadas do cenário
político local. Deixará um vazio e uma grande saudade naqueles que o
conheciam e admiravam. Era uma pessoa de princípios e comprometido com os
mais nobres ideais do jornalismo. A Bahia política está de luto", disse.

O deputado federal e pré-candidato a senador Edson
Duarte, também expressou seu sentimento pela perda do jornalista. "Era uma
figura ímpar e muito bem informada. Suas reflexões diárias eram leitura
obrigatória para todos que acompanhavam com atenção e interesse dos
desdobramentos da política baiana. Queremos neste momento expressar nossa
solidariedade à família de Jânio, aos profissionais da Tribuna da Bahia,
jornal do qual ele fazia parte há muitos anos, e seus colegas do site
Política Hoje".
                                                        **
O deputado ACM Neto (DEM) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do renomado jornalista baiano Jânio Lopo, editor e articulista político do jornal Tribuna da Bahia e âncora do site Política Hoje. "Estou muito triste com a morte de Jânio Lopo, que tinha uma inteligência rara para escrever sobre política. Ele fará uma enorme falta ao jornalismo baiano. Não vai ser fácil se acostumar a abrir a página dois da Tribuna e não encontrar mais os seus artigos. Aqueles que gostam de ler sobre política perderam muito com o falecimento de Jânio Lopo", diz Neto. ACM Neto presta condolências à família do jornalista, "que, além de excelente profissional, sempre foi uma figura afetuosa e querida por todos". 
                                                       **

"Foi com pesar que recebi a notícia da morte do jornalista político Jânio Lôpo, editor e colunista ativo do Jornal Tribuna da Bahia. Seu vigor, sensibilidade, criatividade e senso crítico deixam marcas no jeito de fazer jornalismo e política na Bahia.

Em seus 30 anos de exercício profissional, Jânio teve uma atuação destemida e verdadeira, deixando sempre muito claro o valor da notícia. Aos familiares e amigos e colegas, dirijo meus sentimentos de profundo pesar e consternação".

Daniel Almeida

Deputado Federal (PCdoB)

                                                       **
              
Jânio Lopo se destacou por ser um jornalista íntegro e muito humano, com qualidades admiradas por todos. É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento de um amigo, por quem eu tinha grande carinho"

Pedro Godinho

Vereador (PMDB)

****


"Há algumas décadas Jânio Lopo dedica seu talento para o jornalismo e para a boa convivência humana, deixando saudades para todos que o conheceram".

Gilmar Santiago

Vereador (PT)

****


"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do crítico de comunicação e jornalista político, deixando uma lacuna e também um legado de sua atuação na imprensa baiana. Toda equipe da Sedes e de sua assessoria de imprensa, lamenta profundamente a perda do colega e amigo"

Valmir Assunção

Secretario Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (PT)

****


"Não apenas no meio jornalístico, mas também no político, o sentimento de luto está presente pela perda do jornalista Jânio Lopo, Editor de Política e Colunista do jornal Tribuna da Bahia além de âncora do site Política Hoje. Neste momento presto minha solidariedade a família desse honrado e intrépido jornalista, além de estender meu pesar aos seus colegas da Tribuna da Bahia, do site Política Hoje e todos aqueles que tiveram o privilegio de trabalhar, e conviver, com tão valoroso profissional da comunicação baiana. Com os meus sentimentos",
Tiago Piñeiro Martins
PTN - Bahia

****


"Fiquei muito triste com essa notícia do falecimento do jovem jornalista Janio Lopo. Sou um leitor da sua coluna tanto na Tribuna como também na internet. Não resta dúvida de que Janio vai fazer uma falta muito grande. Eu tive o prazer de conhecer a figura humana e comprometida com a verdade na condição de Subsecretário da Reparação do município de Salvador. Desejo luz para o amigo Janio Lopo e conforto para sua família e colegas de trabalho do Jornal Tribuna da Bahia".

Edmilson Sales
PDT - Bahia

****


"Fico consternado com o falecimento do grande jornalista político Jânio Lopo. Enorme perda para a imprensa baiana e brasileira".

Luciano Suedde

Venerável Mestre Maçom da Loja Castro Alves
                                                           ****
 O estadual Carlos Gaban (DEM) lamentou nesta sexta-feira (5) o falecimento do jornalista Jânio Lopo, editor de Política da Tribuna da Bahia e âncora do site Política Hoje. "Jânio era uma fingura singular no jornalismo baiano. Tanto pelo talento para escrever e analisar o cenário político baiano quanto pelo humanismo. Era um cavalheiro com incontestável talento para o jornalismo", afirmou o democrata. Para Gaban, os leitores baianos irão sentir muita falta de Jânio Lopo. "Eu lia todos os dias a coluna de Jânio Lopo e vou sentir falta disso. Também vou sentir falta das conversas e da gentileza dele. Foi uma grande perda para a Bahia".  
                                                             ***
"A imprensa baiana perdeu hoje um representante exemplar. Ao longo da sua carreira, o jornalista e intelectual, Jânio Lopo, exerceu com eficiência o propósito da profissão, que é informar à sociedade sobre os acontecimentos, principalmente da esfera política, para que seja formada de fato por cidadãos. Registro meu pesar aos familiares e amigos deste grande profissional." Deputado Severiano Alves