**
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), lamentou a morte do jornalista Jânio Lopo, na tarde desta sexta-feira (05). O presidente está dando entrada em uma Moção de Pesar no Legislativo pelo falecimento do articulista, que comandava a editoria de Política do jornal Tribuna da Bahia e do seu site, o http://www.politicahoje.com.br/. De forma suprapartidária, os vereadores da capital também lamentaram a perda.
Ao ser informado do falecimento, Alan Sanches ficou bastante emocionado. "Tinha Jânio como um amigo e grande companheiro. Ele era um profissional de mão cheia, conhecedor profundo dos bastidores da política. Essa é uma perda irreparável", disse.
O presidente afirmou ainda que - mesmo com sua timidez e irreverência - Jânio conseguia informar seus leitores e passar sua impressão sobre os fatos políticos de Salvador, da Bahia e do Brasil.
O presidente da Câmara afirmou também que dará entrada em um projeto sugerindo a colocação do nome de Jânio Lopo em um logradouro na cidade. "Essa deverá ser uma singela homenagem ao jornalista que, através de suas críticas e elogios, tanto contribuiu com a política do nosso país".
"Foi com pesar que recebi a notícia da morte do jornalista político Jânio Lôpo, editor e colunista ativo do Jornal Tribuna da Bahia. Seu vigor, sensibilidade, criatividade e senso crítico deixam marcas no jeito de fazer jornalismo e política na Bahia.
Em seus 30 anos de exercício profissional, Jânio teve uma atuação destemida e verdadeira, deixando sempre muito claro o valor da notícia. Aos familiares e amigos e colegas, dirijo meus sentimentos de profundo pesar e consternação".
Daniel Almeida
Deputado Federal (PCdoB)
Pedro Godinho
Vereador (PMDB)
****
"Há algumas décadas Jânio Lopo dedica seu talento para o jornalismo e para a boa convivência humana, deixando saudades para todos que o conheceram".
Gilmar Santiago
Vereador (PT)
****
"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do crítico de comunicação e jornalista político, deixando uma lacuna e também um legado de sua atuação na imprensa baiana. Toda equipe da Sedes e de sua assessoria de imprensa, lamenta profundamente a perda do colega e amigo"
Valmir Assunção
Secretario Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (PT)
****
"Não apenas no meio jornalístico, mas também no político, o sentimento de luto está presente pela perda do jornalista Jânio Lopo, Editor de Política e Colunista do jornal Tribuna da Bahia além de âncora do site Política Hoje. Neste momento presto minha solidariedade a família desse honrado e intrépido jornalista, além de estender meu pesar aos seus colegas da Tribuna da Bahia, do site Política Hoje e todos aqueles que tiveram o privilegio de trabalhar, e conviver, com tão valoroso profissional da comunicação baiana. Com os meus sentimentos",
Tiago Piñeiro Martins
PTN - Bahia
****
"Fiquei muito triste com essa notícia do falecimento do jovem jornalista Janio Lopo. Sou um leitor da sua coluna tanto na Tribuna como também na internet. Não resta dúvida de que Janio vai fazer uma falta muito grande. Eu tive o prazer de conhecer a figura humana e comprometida com a verdade na condição de Subsecretário da Reparação do município de Salvador. Desejo luz para o amigo Janio Lopo e conforto para sua família e colegas de trabalho do Jornal Tribuna da Bahia".
Edmilson Sales
PDT - Bahia
****
"Fico consternado com o falecimento do grande jornalista político Jânio Lopo. Enorme perda para a imprensa baiana e brasileira".
Luciano Suedde
Venerável Mestre Maçom da Loja Castro Alves
****
O estadual Carlos Gaban (DEM) lamentou nesta sexta-feira (5) o falecimento do jornalista Jânio Lopo, editor de Política da Tribuna da Bahia e âncora do site Política Hoje. "Jânio era uma fingura singular no jornalismo baiano. Tanto pelo talento para escrever e analisar o cenário político baiano quanto pelo humanismo. Era um cavalheiro com incontestável talento para o jornalismo", afirmou o democrata. Para Gaban, os leitores baianos irão sentir muita falta de Jânio Lopo. "Eu lia todos os dias a coluna de Jânio Lopo e vou sentir falta disso. Também vou sentir falta das conversas e da gentileza dele. Foi uma grande perda para a Bahia".
***
"A imprensa baiana perdeu hoje um representante exemplar. Ao longo da sua carreira, o jornalista e intelectual, Jânio Lopo, exerceu com eficiência o propósito da profissão, que é informar à sociedade sobre os acontecimentos, principalmente da esfera política, para que seja formada de fato por cidadãos. Registro meu pesar aos familiares e amigos deste grande profissional." Deputado Severiano Alves