Política

FERNANDO FABINHO VAI ROMPER COM DEM PARA APOIAR CANDIDATURA WAGNER

vide
| 02/03/2010 às 08:16
Deputado federal, Fernando Fabinho, poderá ser secretário do governo
Foto: DIV

  Onde tem fumaça há fogo. O deputado federal Fernando de Fabinho, DEM, de Feira de Santana, estaria se afastando deste partido para alinhar-se com o governador Jaques Wagner causando uma pororoca na política de Feira de Santana. As informações que circularam em Feira nesta manhã de terça-feira, 2, dão conta, inclusive que seria o substituto de Roberto Muniz na Secretaria da Agricultura, ou de João Leão, na Infra-Estrutura.

  Hoje, em entrevista no programa de rádio Acorda Cidade, de Dilton Coutinho, em Feira, Fabinho admitiu que há conversações políticas com o grupo do governador Jaques Wagner, que pode não disputar eleições este ano, e deixou claro que, em qualquer circunstância manterá sua amizade pessoal com o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, de quem é compadre.

  Já aconteceu uma reunião no último domingo entre Fabinho e Ronaldo para que o primeiro revelasse suas intenções políticas ao ex-prefeito de Feira.

  Segundo informações do Acorda Cidade, o ex-prefeito José Ronaldo disse que não teve reunião com Fernando de Fabinho domingo, conforme noticiado na cidade, mas um encontro. Ele negou também que nesse encontro o deputado tenha manifestado a intenção de sair do Democratas.
 
  José Ronaldo afirmou que na verdade foi ele quem pediu conselho ao amigo Fernando de Fabinho para decidir sobre os rumos eleitorais que deve tomar visando a eleição de 2010. Sobre a posição do parlamentar nas próximas eleições, o ex-prefeito lembrou que ele já deixou transparecer há tempos que não deseja mais participar da vida política. 


  Amizade inabalável


  Ainda no acorda cidade, o deputado federal Fernando de Fabinho não confirmou a possibilidade de sair do Democratas e cair nos braços de Jaques Wagner, mas deixou escapar que "há um processo de especulação e conversação".

  Bastante cuidadoso com as palavras, ele voltou a admitir que poderá não disputar nenhum cargo eleitoral na próxima eleição e disse que "no momento certo" vai explicar tudo à população. Somente em um ponto Fernando de Fabinho não foi evasivo, pelo contrário, foi bem objetivo: sobre a sua relação com o ex-prefeito José Ronaldo. "Minha relação de amizade e respeito a José Ronaldo é inabalável", garantiu o deputado. Aconteça o que acontecer.


  BLOG DA FEIRA

  Segundo o Blog da Feira, do jornalista Jânio Rego, uma conversa entre o deputado Fernando de Fabinho  e o ex-prefeito José Ronaldo, ocorrida em Feira de Santana, no domingo, foi a gota d´água para mais uma reviravolta na política de Feira e do DEM na Bahia. "Águas de março fechando o verão", o diálogo entre os dois amigos e parceiros de longa data teria selado o afastamento político entre o deputado e o ex-prefeito e pré-candidato ao Senado pelo DEM.

  Em Brasília nesta segunda-feira já especulava-se até a possibilidade do deputado desfiliar-se do Democratas e ficar sem partido na Câmara, o que lhe livra de punição por infidelidade partidária ao mesmo tempo que simboliza sua aliança com o governo do Estado, já especulada desde a sua ida à posse do deputado João Leão na Secretaria de Infra-Estrutura. 

   "É pau, é pedra, é o fim do caminho". Empresário do ramo do turismo no rico litoral norte e já tendo declarado diversas vezes que não será candidato à reeleição, Fabinho confirmou ao Blog da Feira o encontro com o ex-prefeito mas preferiu falar em "cautela" ao abordar a possibilidade de mudança partidária e fez uma ligeira confusão de datas sobre encontros com o ex-Prefeito de Feira. Sempre afável e bem humorado, o deputado manteve-se sucinto e sua voz, ao telefone, parecia tensa. Primeiro foram Jairo Carneiro e Eliana Boaventura. Um afastamento de Fabinho agora isola mais ainda o ex-prefeito na cena política.  "É um resto de toco, é um toco sozinho" .