Política

PALHINHA QUER COLOCAR SUBÚRBIO FERROVIÁRIO NO ROTEIRO DO TURISMO

vide
| 26/02/2010 às 20:22

Com a intenção de ampliar as opções de roteiros turísticos existentes em Salvador e de aprofundar o processo de humanização da região da Suburbana, que abriga, segundo o IBGE, uma população de aproximadamente 380 mil pessoas, o vereador Orlando Palhinha (PSB) apresentou os projetos de indicação 14/2010 e 15/2010, dirigidos à Saltur (municipal) e à Setur (estadual).
 
Ele sugere a criação de um roteiro turístico englobando as várias atrações que estão disponíveis em bairros suburbanos.

Palhinha argumenta que o Subúrbio Ferroviário "nasceu com a perspectiva balneária e reunia famílias que ali buscavam paz e descanso. Com o passar dos anos e a ocupação desordenada dos espaços urbanos, a região perdeu esta característica, mantendo, entretanto, muitas atrações que merecem ser divididas com todos que visitam nossa cidade".


Entre as atrações o vereador aponta a Igreja de Nossa Senhora de Escada, primeira igreja erguida em pedras na Bahia, que serviu como refugio para o padre José de Anchieta e foi tombada pelo IPHAN em 1962. "Recentemente reformada, a igreja oferece uma vista agradável da Baía de Todos os Santos", observa. Palhinha indica ainda as praias de São Tomé de Paripe e Inema, que embora fechada à visitação pode ser contemplada a partir do cais das lanchas que seguem para Ilha de Maré, "outro belo pedaço da Bahia encravado na região do subúrbio de Salvador".


Além destas atrações geográficas e históricas, Palhinha destaca a existência de restaurantes populares de fama como o Boca de Galinha e o Cabana do Camarão. E sugere finalizar o tour com a travessia Plataforma - Ribeira, realizada por embarcações que cruzam a Enseada dos Tainheiros, na Ribeira