Tramita na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei n° 499/09, de autoria do vereador Sidelvan Nóbrega (PRB), 1° secretário da Câmara Municipal de Salvador, que solicita a criação da matéria extracurricular Robótica para o ensino nas escolas municipais de Nível Fundamental de Salvador.
"A Robótica nas escolas de ensino fundamental além de ensejar novas experiências em vários ramos dessa ciência, aumenta a criatividade do aluno e contribuirá para a inclusão social.", analisa Sidelvan.
A justificativa do projeto fundamenta-se na experiência do Centro de Referência em Educação Mario Covas, na cidade de São Paulo, que implantou aulas de iniciação em mecatrônica aos alunos de 6 a 11 anos do Ensino Fundamental do Serviço Social da Indústria. Alunos do Colégio Pré-Médico em São Paulo estão elaborando uma réplica da sonda Phoenix, construída pela NASA que foi enviada ao planeta Marte.
O projeto destaca exemplo de países como a Holanda e a Alemanha que possuem a disciplina Robótica Pedagógica em 100% das escolas públicas. Na América Latina, o México e o Peru estão implantando a matéria.
Sidelvan destaca que no Brasil não há políticas públicas que incluam a Robótica como matéria obrigatória na grade curricular do Ensino Fundamental Médio ou Superior. No estado somente a Universidade Federal da Bahia (Ufba) teve a iniciativa de aplicar aos estudantes do curso de pedagogia a disciplina Robótica Educacional ministrada durante um semestre do curso.
Significado
O termo robótica refere-se ao estudo e à utilização de robôs. O termo surgiu pela primeira vez pelo cientista americano e escritor, Isaac Asimov, que escreveu prodigiosamente sobre uma vasta diversidade de disciplinas e objetos. A palavra robótica foi usada pela primeira vez no "Runaround", uma pequena história publicada em 1942. Tomado como provável que os robôs viessem a ter inteligência, Isaac Asimov formulou três leis, às quais acrescentou, mais tarde, uma quarta, a "lei zero".