Em visita ao município de Santa Barbara (141 km de Salvador), nesta segunda-feira (14), o governador Jaques Wagner participou de missa nesta manhã em celebração aos 48 anos de emancipação política da cidade. Após a cerimônia religiosa, o governador baiano entregou 35 casas a população rural do município.
De maneira simbólica, Wagner deu as chaves de uma das casas ao agricultor Amauro Ramos, de 66 anos, morador do distrito de Matão, que preserva nas vestimentas o traço típico do sertanejo. Na oportunidade, ainda foi assinada obras do Programa Água para Todos, em beneficio de 175 pessoas da localidade de Azeitona.
Na luta pela igualdade social e combate à pobreza, a Bahia encerra o ano de 2009 comemorando avanços significativos, graças aos projetos e programas que promovem a inclusão social implementados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
A taxa de pobreza no estado, por exemplo, passou de 49,5%, em 2006, para 44,3%, em 2009, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o que representa uma redução de 5,2 pontos percentuais.
Em parceria com o governo federal, a Bahia tem trabalhado para reduzir a pobreza no estado com um conjunto de ações que já retirou dessa situação milhares de famílias.
Ainda segundo dados do Ipea, a Bahia foi o estado onde se verificou o ritmo mais acelerado na redução da pobreza, registrando índices superiores às regiões metropolitanas de Belo Horizonte (4), Recife (3,7), Porto Alegre (1,8), São Paulo (1) e Rio de Janeiro (0,4).
Esta conquista está estreitamente relacionada aos resultados dos programas da inclusão social e à devida atenção e valorização às questões de segurança alimentar e nutricional.
E esta foi a prioridade da Sedes este ano, que, através de ações compartilhadas com as esferas federal e municipal, parceiros estaduais, assim como entidades privadas sem fins lucrativos, implantou programas que dão acesso à alimentação e que tiveram impactos importantes na redução das desigualdades