Política

VEREADOR DO PT SUGERE CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DA JUVENTUDE

vide
| 18/06/2009 às 17:25
 O vereador Carballal (PT) apresentou à Câmara Municipal de Salvador Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a criar o Conselho Mundial da Juventude, com a competência de fiscalizar as políticas e ações governamentais voltadas para o público jovem da cidade.

No formato proposto pelo vereador, o órgão será composto por representantes das secretarias do trabalho, Casa Civil, Reparação, Saúde, Educação, Câmara dos Vereadores, entidades estudantis de ensino médio e superior, juventude religiosa, grupos culturais, movimento étnico, GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e movimentos sociais.
 

O Conselho Municipal da Juventude terá como competências a formulação de diretrizes da política municipal voltada para os jovens, acompanhar e fiscalizar as ações do Poder Executivo, incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, pesquisas e capacitação de pessoal, no campo da promoção e defesa dos jovens; oferecer subsídios para elaboração de leis e administrar o Fundo Municipal para a Juventude.


Segundo carballal, a criação do órgão se faz necessária, uma vez que a cidade não possui uma política voltada pra esse grupo. "É necessário pensar e desenvolver ações voltadas para a juventude. Salvador é carente de uma política que envolva os mais jovens e reforce neles o sentido de cidadania".