vide
Em reconhecimento a sua atuação política em defesa da população negra, da educação, da cultura e dos movimentos sociais, a vereadora Olívia Santana (PC do B) foi homenageada com o título de cidadã santamarense, outorgado pela Casa Legislativa do município, em sessão solenidade ocorrida na noite do último dia 13, no plenário Luís Eduardo Magalhães.
O evento marcou também as comemorações dos 172 anos de emancipação política da cidade de Santo Amaro. O autor do projeto de lei que concedeu o título a Olívia, o vereador santamarense Luciano Costa (PSL) destacou que a participação ativa da homenageada nos movimentos populares de Salvador e também em Santo Amaro justifica o merecimento do título que irmana a vereadora com a cidade.
Emocionada, Olivia Santana salientou que o gesto de reconhecimento por parte da Casa legislativa local em lhe conceder a titularidade na data em que é comemorada a emancipação da cidade muito lhe honrou. "Foi uma conquista que só tenho a agradecer. Sou agora cidadã santamarense com muita satisfação", declarou, enfatizando que trata-se de um município do Recôncavo que é o berço da cultura baiana e do Brasil.
A vereadora enalteceu os filhos ilustres que projetaram Santo Amaro para o mundo da cultura a exemplo de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Assis Valente, o educador Jorge Portugal ao lado do tradicional Bembé do Mercado, e de tantas outras referências que contribuíram de forma decisiva para elevação da cultura, religiosidade e musicalidade afro-descendente que ali se desenvolveram.
Durante sua fala, Olívia colocou seu mandado à disposição para integrar o movimento contra a poluição do Rio Subaé, causada pela empresa francesa Penarroya Oxide, que há décadas explora minério de chumbo na região, com graves problemas ambientais para a população, inclusive com a contaminação de várias famílias pelos resíduos do minério.