Com um acordo que permitiu a limpeza total da pauta da Assembléia Legislativa, em sessão que terminou agora a pouco (22h de 16/06), e a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas de 2008 do Executivo, o líder do Governo, Waldenor Pereira, comemorou: "Hoje foi realmente um dia especial, porque o TCE confirmou a nossa expectativa de que o pleno aprovaria as contas e no legislativo, mediante um acordo inédito, aprovamos importantes projetos de diversas origens".
O acordo articulado por Waldenor junto à bancada de oposição permitiu inclusive a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nos dois turnos de votação, sem a qual não se encerra o semestre legislativo e não se pode apreciar posteriormente o orçamento do próximo ano. Foram votados também 11 projetos de autoria dos deputados, um originário do TCE, um do MP e sete do Executivo.
Dentre os projetos mais importantes aprovados, o líder destaca a regulamentação da zona de proteção visual, a política estadual de recursos hídricos, a criação do Ministério Público de Contas (instância do MP para atuar no TCE) e a alteração da lei que institui a Parceira Público-Privada (PPP), que vai permitir a realização de maiores investimentos no estado.
Waldenor Pereira fez questão de destacar em plenário a disposição dos líderes da oposição, Heraldo Rocha (DEM), e do bloco independente, Pedro Alcântara, de fechar o acordo para limpar a pauta. "Foi decisivamente um dia muito positivo, que temos que comemorar e agradeço e parabenizo o espírito desses colegas, cujos compromissos com a população falaram mais alto", avaliou.