Exmº. Sr.Antonio Imbassahy
Presidente do Diretório Estadual
Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Senhor Presidente:
Filiado que sou ao PSDB há quase duas décadas, mantive sempre uma postura de oposição ao antigo PFL, hoje DEM, por entender que esse Partido representava linha diametralmente oposta aos propósitos da agremiação Partidária a qual me acho filiado.
Conquanto seja certo que no plano nacional o PSDB tenha se unido ao PFL para as eleições presidenciais, sempre entendi que no exercício do meu mandato no plano estadual as características do Partido da Social Democracia Brasileira estavam muito mais próximas dos lineamentos das legendas comprometidas, no Estado, com a oposição àquele partido, agora denominado DEM.
Confortado estive com essa tendência, que, se ajustou localmente, onde o PSDB, em sua maioria esmagadora enfileirou-se com o PT para a eleição do Governador Jaques Wagner, que por seu turno não mediu esforços para que o signatário se elegesse, pela segunda vez consecutiva, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.
Verifica-se que esse quadro está se alterando com uma aproximação local do PSDB com o DEM, conforme é público e notório, o que contraria toda a história da minha carreira política. Não quero discutir no momento as afinidades programáticas entre os Partidos, lembrando, todavia, que a criação do PSDB se deveu à perspectiva da Instituição de adotar uma linha de oposição mais forte que aquela que era feita até então pelo PMDB ao DEM, antes PFL, nos planos estadual e nacional.
Assim é, que boa parte dos egressos do PMDB veio a compor a legenda do PSDB, exatamente por conta desse perfil de constituir-se uma oposição mais real ao PFL o que inspirou minha filiação. Era o PSDB, Partido em tudo diverso do PFL, depois DEM. Aproximaram-se agora, desaparecendo as razões que inspiraram minha filiação e militância.
Assim, conforme entendimentos mantidos com Vossas Excelências que já expressaram concordância às razões aqui expostas e compreensão à minha iniciativa, decidi solicitar autorização para buscar outra legenda, alinhada com a postura ideológica presente em toda a minha história política. Portanto, solicito a autorização supracitada através do presente instrumento, sob o fundamento do artigo 1o § 1o inciso III, da Resolução 22.610, de 25.10.2007, do TSE .
Nesses termos, após o deferimento, buscarei junto à Justiça Eleitoral a necessária chancela que me permita ingressar em nova legenda, mais afinada com as perspectivas partidárias em que estou inserido - tão logo exista definição sobre o Partido Político a que me vincularei.
Na oportunidade, registro a satisfação do convívio sempre harmonioso e respeitoso que mantivemos.
Subscrevo-me,
Respeitosamente,
Deputado Marcelo Nilo