Política

HERESIA NA CÂMARA: SESSÃO ESPECIAL SOBRE O RIO VERMELHO DE 1509?

vide
| 15/06/2009 às 17:13

   Veja esta heresia enviada pela asessoria do vereador Pedro Godinho, à imprensa:

  - Bairro descoberto em 1509 por Diogo Álvares Corrêa, o Rio Vermelho será tema de sessão especial na Câmara, na próxima quinta-feira, 18, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Pedro Godinho (PMDB).


  Observa o vereador Pedro Godinho que "o Rio Vermelho sempre foi um núcleo historicamente diferenciado e muito querido por todos os soteropolitanos, desde os tempos áureos dos veranistas, que o colocaram na condição de primeiro balneário turístico da Bahia, cujo reinado foi de meio século, de 1880 até 1930".


  Com o passar do tempo, o Rio Vermelho passou a ser conhecido como bairro dos artistas; sendo reduto preferencial de pintores, escultores, compositores, cantores, poetas, escritores, jornalistas, publicitários, críticos literários e das artes plásticas.

Dentre os muitos episódios que marcam a historiografia do Rio Vermelho, pode-se citar o processo de expulsão dos holandeses, que haviam ocupado a cidade em 1624. "Como consequência dessa invasão, o arrabalde foi escolhido para receber a única fortaleza de defesa de Salvador construída fora dos limites da Baía de Todos os Santos", lembra Godinho.


  Foram convidados para integrar a mesa de trabalho Sônia Rodrigues (diretora da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior), Roberto Menezes (diretor da Academia dos Imortais do Rio Vermelho), Ubaldo Marques (presidente do Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho), Nelson Taboada (presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada), Clóvis Bezerril (presidente da Central das Entidades do Rio Vermelho), Padre Ângelo Magno (presidente do Conselho Paroquiano do Rio Vermelho), Ítalo Dattoli (presidente da Associação Comunitária Caramuru) e Santiago Rodríguez (presidente da Associação Cultural Caballeros de Santiago).


COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ

 A cidade do Salvador foi fundada em 1549. Quando Diogo Álvares se estabeleceu na Bahia por determinação dos franceses (o naufrágio do Rio Vermelho é uma lenda criada por um frei) no início do século XVI não havia sequer Salvador, quando mais o bairro do Rio Vermelho.

É preciso respeita a história da cidade.