Política

DEPUTADO ISAAC CUNHA DIZ: JEQUIÉ DEVE PLEITAR ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA

vide
| 13/06/2009 às 10:03
A Assembléia Legislativa da Bahia deve encaminhar nos próximos dias ao prefeito de Jequié uma indicação do deputado estadual Isaac Cunha (PT-BA) solicitando a criação da Escola Família Agrícola de Jequié. No final do mês de maio, durante o Fórum de Agricultura Familiar promovido pelo seu mandato na cidade, Isaac fez publicamente a cobrança ao gestor Luiz Amaral (PMDB), que esteve presente no evento a convite do parlamentar.

O Fórum articulou e orientou os trabalhadores rurais da região para o acesso ao crédito de R$ 500 milhões do Pronaf que o Governo da Bahia conseguiu junto ao Governo Federal. Naquele momento, o deputado tentou sensibilizar o prefeito com as mesmas justificativas que apresentou agora através de documento no Legislativo baiano.


"A criação da EFA de Jequié vai coroar nosso trabalhador do campo, porque é um modelo, a Pedagogia da Alternância, de comprovado sucesso e eficiência, porque respeita sua realidade cultural, social e econômica", afirma Isaac, para quem a Prefeitura deve se empenhar para mobilizar entidades da sociedade civil, trabalhadores rurais, sindicatos e demais entidades para a implantação de uma Escola Família Agrícola em Jequié.


ESCOLAS FAMÍLIAS
AGRÍCOLAS (EFAs)

As Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) buscam a sua manutenção financeira através de recursos oriundos das contribuições das famílias, de convênios com as prefeituras municipais, órgãos estaduais e federais, parcerias e projetos com instituições não governamentais do Brasil e exterior, assim como doações, campanhas e produção de suas propriedades agrícolas. 


Isaac aponta estudo que diz que cerca de 80% dos jovens formados nas EFAs permanecem no campo com um projeto profissional de vida, atuando na agricultura familiar ou exercendo vários tipos de lideranças nas organizações e movimentos sociais no campo.


"As EFAs nascem e são geridas a partir da associação de pessoas, famílias e instituições que se unem para promover o desenvolvimento rural sustentável. Os conhecimentos adquiridos na escola são aplicados no seu dia-a-dia e a família vai entrando em contado com o conteúdo ensinado, sendo estimulada a também aplicá-los em seu quotidiano, gerando saberes, ligando a comunidade à escola", diz o parlamentar sobre o modelo pedagógico criado na França, na década de 30, com o nome de "Maison Familiale Rurale".