vide
O vereador Paulo Câmara (PSDB), corregedor-geral da Câmara Municipal, fez uma indicação (número 113/09) ao prefeito João Henrique para que a Prefeitura isente da taxa de estacionamento público (o estacionamento regulamentado - zona azul) pessoas com mais de 65 anos de idade.
"O aumento progressivo da população de idosos nas próximas décadas é uma realidade à qual o governo brasileiro tem que se adaptar de maneira rápida e consciente", ressalta o vereador.
De acordo com Paulo Câmara, a expectativa de vida de um brasileiro há mais ou menos meio século era de 43 anos, atualmente é de 68 anos e não vai demorar muito para chegar a 73 anos. "O IBGE diz que o nosso país deverá ter a sexta população mais idosa do planeta, em 2025, com 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 14% de nossa população", informa Paulo Câmara.
IDOSOS
O corregedor-geral da Câmara enfatiza que infelizmente os idosos são vistos com sentimentos como a piedade, o medo e o constrangimento, que revelam negatividade. Segundo ele, o ser humano rejeita o envelhecimento e relaciona a eterna juventude à felicidade plena. "Tem sido assim ao longo dos tempos.
Cientistas sempre tentando encontrar uma descoberta para a ‘cura' do envelhecimento, como se fosse possível mudar as fases naturais do desenvolvimento humano", é a tese do vereador.
Em relação à sua indicação, Paulo Câmara afirma que há muitos idosos que precisam e tem o direito - levando-se em conta o Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741, que entrou em vigência em 1º de outubro de 2003 - de utilizar seus veículos para se locomoverem em diversas situações do dia-a-dia. "Mas é preciso entender que é difícil para eles pagarem a taxa de estacionamento, já que a maior parte do seu rendimento é direcionada para a saúde e a alimentação, que são fatores essenciais para sua sobrevivência.