Política

JOÃO DIZ EM SANTALUZ QUE CORAÇÃO, MAIS UMA VEZ, DERROTARÁ A ESTRELA

vide
| 08/06/2009 às 10:48
João ao lado de Geddel, em campanha, e apostando novamente na vitória do coração
Foto: Arquivo

Depois de Itapetinga e Jacobina, o PMDB realizou domingo (07), das 9 às 14h no Sisal Clube, em Santa Luz, mais um encontro visando debater o destino do partido para as eleições do ano que vem.


Ás 10h30, a comitiva do ministro Geddel Vieira Lima desembarcou no aeroporto de Valente, sendo recepcionado pelos militantes do PMDB, pelo prefeito da cidade Ubaldino Amaral (PTC) e pelo líder petista, Ismael Ferreira.


Em clima de festa, o ministro foi recebido com palmas e muitas faixas, pelos pemedebistas de Valente, São Domingos e Retirolândia. As demais caravanas aguardavam o ministro em Santaluz, aonde chegou às 11h, encontrando uma platéia, alegre que cantava e repetia em coro o número 15, legenda do PMDB, enquanto fogos de artifícios eram estourados anunciando a chegada de Geddel Viera, do prefeito de Salvador, João Henrique e do presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima.


O encontro contou com a participação de deputados federais e estaduais, e reuniu prefeitos, vices, vereadores, lideranças e filiados dos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Pé de Serra, Queimadas, Retirolandia, Riachão do Jacuípe, São Domingos, Serra Preta, Serrinha, Teofilandia e Valente.

Lúcio Vieira afirmou que o objetivo do evento é ouvir as bases sobre o destino que o partido deverá tomar em relação às eleições de 2010, e se mostrou satisfeito com a participação efetiva  dos militantes e filiados cuja maioria defende a candidatura própria para governador.


9 MESES

O ministro Geddel iniciou o seu discurso, pedindo um minuto de silêncio para as vítimas do acidente 447 Air France e deixou claro que continua aberto ao entendimento, ao diálogo, desde que o jogo seja feito às claras. Ele não aceita críticas e alfinetadas de integrantes do PT, nem de membros do governo, porque tem se comportado de maneira leal e com um jogo franco. "Quanto  a uma candidatura própria a governador, o ministro disse que "a criança tem nove meses para nascer e não precisa ter pressa". Mas, fez a ressalva de que o seu partido é quem irá decidir.


O encontro também teve a presença de Afrísio Vieira Lima, 80 anos, que falou sobre o esforço do filho para defender o estado. Ele  contou que  quando Geddel rompeu com o ex-governador ACM,  orientou-o  a ficar em São Paulo, pois sabia da perseguição que ele sofreria do governo carlista. Mesmo assim, o filho voltou para a Bahia e enfrentou a luta.

Além dos núcleos do PMDB Mulher e Jovem, o ex-prefeito de Monte Santo, ex-deputado estadual e federal, e hoje vereador, Ariston Andrade, apresentou a proposta de criação do PMDB Terceira Idade para cuidar de pessoas a partir dos 60 anos. A proposta foi abraçada pelo presidente Lúcio Vieira Lima que considera inaceitável que um candidato chegue ao Palácio de Ondina e não tenha um projeto para a terceira idade.


CORAÇÃO X ESTRELA

O prefeito de Salvador, João Henrique, lembrando  o comportamento do PT durante sua primeira gestão, afirmou que não dúvida que em 2010, mais uma vez o coração irá derrotar a estrela.


O deputado estadual Joélcio Martins, que foi vereador e duas vezes prefeito de Santaluz, afirmou que o encontro foi muito importante e a militância teve a oportunidade para falar. "Este evento superou as nossas expectativas, pois fizemos uma mobilização junto aos diretórios e às comissões provisórias nos municípios, onde eles discutiram o rumo que o PMDB deve tomar no próximo ano e vieram decididos que o partido deve ter candidatura própria ao governo do estado", disse  o parlamentar.

Martins, disse ainda que o PMDB, quando ainda era MDB, nasceu em Santa Luz e se a decisão do partido for Geddel governador, ele deseja que o lançamento da campanha seja feito no município. Ele foi muito aplaudido e terminou o pronunciamento falando da vontade política de Geddel em fazer a Bahia acontecer, ou seja, retirar os projetos do papel .


A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Souza da Paixão, emocionou a todos, quando falou que enfrentou os poderosos, e emocionada agradeceu ao ministro "porque subiu no palanque para apoiar uma ex-domética. Eu sou PMDB e o que o partido fizer sei que vai ser bom para mim e para a Bahia", declarou a prefeita

Fábio Mota, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Salvador, disse conhecer a história do PMDB já que nasceu em Santa Luz, e sabe que o partido sempre foi referência e exemplo na região.


Prefeitos de outros partidos estiveram presentes, a exemplo de Maria Edneide Pinho, prefeita de Araci e integrante do DEM. O próximo encontro será domingo (14), na cidade de Valença e mais uma vez será ouvida a posição da militância peemedebista, que definirá a estratégia eleitoral do partido para o próximo ano.