"Anteriormente a ferrovia Oeste- Leste ia só até o Estado do Tocantins. E nós conseguimos, através de uma emenda, fazer com que ela chegasse até o Matogrosso, e, do Matogrosso, seguisse para Rondônia, Acre , até entroncar com a Ferrovia do Pacífico, no Peru", explicou César Borges, autor da emenda.
Borges citou também outra emenda: a que definiu que a estrada-de-ferro passaria por Bom Jesus da Lapa (BA), para tornar possível a integração com o sistema inter-modal da hidrovia do São Francisco.
Em entrevista, César Borges falou que o Partido da República (PR) teve um papel fundamental para beneficiar, de modo igualitário, os principais município produtores Oeste do Estado.
"A ferrovia só traz benefícios para uma região, quando existe uma parada, uma estação. No Oeste do Estado, será construído um porto seco, equidistante 50 quilômetros de Barreiras, Luís Eduardo, São Desidério e Formosa do Rio Preto. Isso foi uma conquista nossa" O senador, presidente do PR-BA, lembrou do empenho do ministro Alfredo Nascimento, da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, do prefeito de Luiz Eduardo, Humberto Santa Cruz, e de Juquinha da Valec - todos do PR.
O senador acredita que a ferrovia vai impulsionar ainda mais a economia do Oeste do Estado, responsável pela produção de mais de 5 bilhões de toneladas de Soja, algodão, milho, café, arroz, feijão e frutas. Uma região que gera anualmente R$ 3,53 bilhões, em Valor Bruto de Produção (VBP).
Integraram também a comitiva do Ministério dos Transportes o secretário-executivo, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o presidente da Valec Engenharia S.A., José Francisco das Neves e o deputado Federal Zé Rocha (PR).