Política

LÍDER DIZ QUE VEREADOLRA VÂNIA GALVÃO QUIEBROU DECORO PARLAMENTAR

vide
| 01/06/2009 às 19:15
   O líder do governo, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), encaminhou à Corregedoria da Câmara um ofício contra a atitude da vereadora Vânia Galvão (PT), 2ª Secretária da Mesa Diretora, por causa da presença no Plenário Cosme de Farias de uma escrivã que teria elaborado uma ata da sessão que começou no dia 27 e só terminou no dia 28, para ser usada, se necessário, em uma possível Ação Judicial, contra a votação dos projetos do Plano Básico de Limpeza Urbana (PBLU).


     Classificando o fato como "lastimável e passível de reprovação e até punição, por desrespeitar a autonomia do Poder Legislativo", Sandoval Guimarães entende que foram quebrados a ética e o decoro parlamentar com a atitude de Vânia Galvão, já que a equipe de taquigrafia da Casa tem a obrigação de velar pela transparência dos fatos na apresentação da Ata das sessões, que é aprovada em plenário.


      Além das declarações da petista, que em determinado momento da sessão comunicou a retirada e o posterior retorno da escrivã no plenário, fotos e gravações televisivas feitas pela TV Câmara comprovam a presença de uma Senhora, acompanhada de uma assessora parlamentar da petista, fazendo anotações durante a sessão em um computador portátil.


      Segundo o documento enviado pelo líder do governo ao Presidente Alan Sanches, "não ensejando erros ou omissões, esse fato nos parece um precedente perigoso que deixa em cheque a confiança, soberania e autonomia da Casa". (Marivaldo Filho, repórter)