Após 247 anos da sede administrativa da Colônia Portuguesa ter sido transferida de Salvador para o Rio de janeiro, a Bahia pode voltar a sediar a Capital do Brasil. Essa proposta foi apresentada pela deputada federal, Lídice da Mata (PSB/BA), à Câmara em Projeto de Lei que dispõe sobre a transferência simbólica da Capital da República para a cidade de Porto Seguro, todo dia 22 de abril, data que marca o descobrimento do Brasil.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa busca fazer um resgate deste marco nacional, valorizando a história dos primeiros habitantes, os indígenas, com especial destaque à diversidade étnica e cultural que formou a nação brasileira.
Lídice explica, que esse projeto contribui para a formação de uma identidade nacional, suscitando reflexões coletivas sobre esse momento histórico. A deputada lembra que a Bahia já realiza ato semelhante, todo dia 25 de junho, quando transfere oficialmente a Capital para Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo, em uma reverência aos heróis da independência da Bahia, que iniciaram, nesta data, a resistência ao domínio Português. Essa medida foi apresentada pela parlamentar, quando exercia o mandato estadual, mas não foi aprovada, entretanto o Governador Jaques Wagner, inspirado em sua iniciativa, encaminhou à Assembléia, projeto de lei nesse sentido, que foi aprovado.
Além do ganho histórico, a deputada Lídice destaca o incremento econômico que a medida trará para a Região Sul da Bahia. Segundo a parlamentar Porto Seguro "foi capaz de construir um dos destinos turístico mais moderno, próspero e eficiente do Brasil, e muito terá a oferecer e a ganhar com as medidas propostas por este projeto de Lei", argumenta.
Para a socialista ao reverenciar o berço do seu nascimento o Estado Brasileiro estará estimulando novas oportunidades de emprego e renda, com fortes impactos positivos sobre a economia de toda Região Sul. "A Bahia e Porto Seguro são ricas em beleza naturais e culturais e um povo guerreiro que certamente se mobilizará, assim como fizeram no 2 de Julho, para que a Nossa Terra Mãe, seja prestigiada nessa data simbólica".
A deputada acredita que a aprovação do projeto será uma demonstração de carinho e atenção do Congresso Nacional e do Governo Federal, com o Nordeste, região que ficou por longos períodos abandonada pelos poderes públicos, sendo fruto de exploração e enriquecimento do coronelismo. "Somente com um governo popular como o do presidente Lula o Nordeste volta ter atenção e não é sem motivo que ele goza em nessa Região de alto índice de aprovação, e, certamente, o povo baiano e nordestino saberá reconhecer essa atenção", considera.