Política

VEREADOR SUGERE AO PREFEITO DE FEIRA DESAPROPRIAR HOTEL CAROÁ

Vide
| 15/04/2009 às 14:18
 

O prédio onde por muitos anos funcionou o Hotel Caroá, no centro da cidade, cuja área, atualmente, serve principalmente para estacionamento privado de automóveis, deveria ser desapropriado pelo Governo Municipal. A proposta do vereador Roberto Tourinho é para que o local possa acomodar vendedores ambulantes que se encontram espalhados por todo o comércio, muitos deles ocupando as calçadas que deveriam estar livres para os pedestres.


"Se pudesse dar um conselho ao prefeito, seria para estudar uma maneira de desapropriar aquele prédio e ali acolher os vendedores ambulantes de Feira de Santana, visto que a situação do centro da cidade é calamitosa, em termos de organização", disse o vereador.


Para Tourinho, o ex-prefeito José Ronaldo teve pontos positivos em suas duas administrações, mas "favelizou" o centro da cidade. "Quem anda pelo comércio percebe. O que fizeram na Sales Barbosa, na Avenida Senhor dos Passos, em frente à Marisa, é um crime". Para ele, o centro comercial, no estado em que se encontra, depõe contra a imagem de Feira de Santana.


Ele disse que exemplos de modernização do comércio podem ser observados em cidades como Fortaleza e Juiz de Fora. "Só se consegue organizar o comércio ambulante quando se oferece uma alternativa para acomodar essas pessoas; são trabalhadores que antes atuavam em bancos e em outros setores, hoje na informalidade".


Em Campo Grande, Mato Grosso, frisou o vereador, lei municipal proíbe ambulante em todo o perímetro urbano. "Mas a Prefeitura fez entrepostos como o Feiraguai em quatro regiões diferentes da cidade. O que em Feira de Santana poderia ser feito em áreas como o Tomba e Cidade Nova".


O imóvel em questão salienta o vereador, tem uma boa estrutura, pois funcionou como hotel por muitos anos. "É dotado de área de estacionamento que pode ser adaptada". Lembrou que há 20 anos, Aracaju elaborou lei para organizar o centro comercial e regularizou o setor.