Política

MORADORES DA VILA BRANDÃO PROTESTAM NA CÂMARA PARA NÃO SAIREM DA BARRA

Vide
| 13/04/2009 às 19:21
Moradores da Vila Brandão ocuparam plenário na tarde desta segunda-feira, 13
Foto: Foto: ACS Câmara
    Para lutar contra a tentativa de expulsão da comunidade Vila Brandão, na Barra, os moradores marcaram presença na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (13), para protestar contra o prefeito João Henrique (PMDB). O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) foi apontado pelos moradores como o principal culpado na tentativa de desapropriação.


    Os vereadores saírem em defesa dos moradores. Olívia Santana (PC do B) contou a história da Vila, que existe há 69 anos, e lembrou do episódio acontecido em 2003, que, segundo ela, já havia ocorrido o mesmo tipo de pressão para a retirada dos moradores do local.

     
"Esse tipo de terrorismo está aconteceu uma vez e está se repetindo. Querem tirar o povo preto e podre de lá porque eles acham que não combinam com aquela área nobre. Temos que barrar qualquer tentativa do governo municipal de tirar aquela comunidade do seu lugar", declarou Olívia.


     Depois do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) ter feito um discurso numa tentativa de conciliar os interesses e garantir que os moradores continuem no local, Gilmar Santiago (PT) afirmou que não existe maneira de intermediar interesses entre os moradores e os especuladores imobiliários. "Esse prefeito quer atentar interesses de um quilombo urbano para satisfazer os interesses do setor imobiliário".


    O líder do governo na Câmara, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), tranqüilizou a população e garantiu que o prefeito tem o compromisso de não desapropriar os moradores de Vila Brandão. (Marivaldo Filho, repórter)