O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, que comporta cerca de 300 pessoas, foi inteiramente ocupado nesta terça-feira (7) durante seminário sobre o Plano de Defesa Nacional.
O evento foi promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O ministro Nelson Jobim (Defesa) abriu o evento ao lado do deputado Severiano Alves, presidente da CREDN. Também compuseram a mesa os deputados Carlos Zarattini e Marcondes Gadelha, e representantes do Ministério das Relações Exteriores, Exército, Marinha e Aeronáutica.
Durante o primeiro painel, Jobim disse que a Estratégia Nacional de Defesa, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro, era resultado de 88 versões. Falou também de um pacote para alterar a legislação do setor, que está sendo negociado com o Congresso Nacional.
O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), que também participou do evento, falou que a indústria de defesa do Brasil privilegia a capacidade tecnológica independente. E que as empresas privadas do setor de defesa terão isenção especial do regime de licitações, para assegurar que não sofram pressão do mercado internacional.
O deputado Severiano lembrou que o Plano Estratégico de Defesa foi debatido ontem, publicamente, pela primeira vez. Segundo ele, o Brasil precisa urgentemente implantar seu plano de defesa, que não deve ser confundido com o plano de segurança pública.
"O primeiro trata das questões de soberania e de defesa do território, da zona marítima e do patrimônio nacional. O outro, de defesa da população, que é de responsabilidade do poder local por suas polícias civil e militar", explicou.
Os temas discutidos no seminário serão catalogados e haverá elaboração de documentos com os principais pontos debatidos. O material servirá de subsídio para os projetos do governo, segundo informação do presidente da CREDN.
Mesa de abertura: A partir da esquerda - deputado Carlos Zarattini; tenente Juniti Saito (Aeronáutica); almirante Júlio Soares de Moura Neto (Marinha); deputado Severiano Alves (presidente da CREDN); ministro Nelson Jobim (Defesa); general Enzo Martins Peri (Exercito); deputado Marcondes Gadelha; embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama (Ministério das Relações Exteriores).
Assessoria de Imprensa |