Política

SUSTENTABILIDADE DO PELOURINHO TEM AUDIENCIA PÚBLICA NA ALBA, DIA 31

Vide
| 26/03/2009 às 08:11
  A Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa da Bahia vai debater a questão da sustentabilidade do Centro Histórico do Pelourinho. Esse o objetivo principal da audiência pública que acontecerá terça-feira (31), às 10h, na sala Herculano Menezes da ALBA.


  A audiência tratará do temário "A Sustentabilidade do Pelourinho Restaurado" e terá como debatedor o professor adjunto Juarez Duarte Bonfim, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Contemporaneidade (NUC).

O estudo que será apresentado é resultado da pesquisa de doutoramento junto à Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Foram convidados para fazer parte da mesa do evento os secretários Márcio Meireles, da Secretaria de Cultura do Estado, e Afonso Florense, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, além do senhor Clarindo Silva representando a sociedade civil da comunidade do Pelourinho.

Também serão convidados para participar da audiência os representantes da Associação de Moradores, do Unisamba, do Gandhi, do Olodum, da Associação de Artesãos, da Associação dos Comerciantes, das Fundações Casa de Jorge Amado e Pierre Verger e dos Museus de Arqueologia, Etnologia e Afro-brasileiro, entre outras representações.

A tese de doutorado faz uma análise de como ocorreu a integração sócio-urbana e turística do Centro Histórico de Salvador da Bahia à cidade e sua Região Metropolitana, desde a sua fundação em 1549 até os anos 1960.
 
PERDA

O crescimento da cidade criou novos espaços econômicos e incorporou novas áreas ao tecido urbano. O processo de expansão e ocupação territorial criou novos bairros, provocando o fenômeno de descentralização e perda de qualidade urbana no centro antigo, principalmente a degradação do Centro Histórico.


Segundo ainda o professor Juarez Duarte, graças a esse processo foi "reservado para Salvador um papel estratégico de fomento ao turismo e de criação de infra-estrutura para atração de grandes corporações econômicas. Ao mesmo tempo são desenvolvidas políticas de recuperação na zona monumental para a requalificação e refuncionalização do Centro Histórico como espaço de realização das atividades turísticas e culturais.

Redefine-se a relação centro-cidade-região e o Centro Histórico da cidade passa a integrar a nova dinâmica de integração metropolitana e regional através da função turística, de lazer e entretenimento", assinalou.


O evento terá a finalidade de socialização do conhecimento com os parlamentares da Casa, os representantes do Governo do Estado (SECULT e SEDUR), os representantes da comunidade e demais instituições de estudo e preservação da memória e patrimônio histórico-cultual do Pelourinho. Para o deputado Bira Corôa, presidente da Comissão, o debate poderá "lançar novos elementos à formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade social no Pelourinho", destacou.