Vide
O vereador Adriano Meirelles (PSC) disse que a recente pesquisa do Datafolha cometeu um grave erro:
"O nome do prefeito João Henrique não foi testado, o que representa uma omissão imperdoável, a partir do momento que se trata da principal liderança política de Salvador e que sempre se destacou em pesquisas para o governo".
Para o vereador, o prefeito e o ministro Geddel Vieira Lima são as duas principais lideranças políticas do PMDB na Bahia, portanto o "Datafolha errou feio".
Na análise de Meirelles, a tendência é de que os votos de JH sejam direcionados ao nome do ministro, candidato natural do partido.
COMENTÁRIO DO BJÁ
De fato, o DataFolha ao desprezar o prefeito João Henrique como força política no Estado, deixou de fazer uma avaliação importante para compreender o processo político.
O vereador Meireles tem razão. Já que o Instituto colocou dois do DEM, poderia, também ter colocado 2 do PMDB.
Agora, a tese de Meireles erra quando diz que os votos de João seriam direcionados para Geddel. Ora, assim como o percentual de ACM Neto (17%) não pode ser direcionado para Souto (19%), porque daria 36% numa mesma legenda, os votos de Geddel não poderiam ser associados aos de João, salvo se integrassem uma mesma planilha de estimulada.