Vide
Geddel: estou satisfeito com números e vou incentivar trabalho no PMDB
Foto: Foto: Arquivo
Falando ao BJÁ pelo telefone, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse que ficou satisfeito com o resultado da pesquisa DataFolha e vai incentivar o PMDB a ampliar o trabalho nas bases municipais.
O ministro entende que os cenários pesquisados pelo DataFolha estão muito distantes da realidade eleitoral baiana. Mas, plenamente válidos, como retrato de um momento.
Geddel situa que nunca foi candidato a cargos majoritários e seu nome é o mais desconhecido no território baiano entre os nomes citados pelo DataFolha - Wagner, Souto, César e ACM Neto.
O peemedebista diz que, como instrumento de curiosidade, a pesquisa é interessante. Comentou, ainda, que vem fazendo avaliações periódicas com o Vox Populi e os números que dispõe são reveladores do cenário atual da política baiana, dentro de uma perspectiva mais realista. Ou seja, o Vox analisa nomes que, de fato, devem organizar candidaturas para disputar o pleito.
OPINIÃO DE
PAULO SOUTO
O ex-governador Paulo Souto considerou que, a pesquisa divulgada hoje (23) pelo Datafolha, mostra que há um grande espaço para um candidato de oposição ao governo da Bahia. Para Souto, os cenários apresentados dificilmente serão o que de fato será a disputada pelo governo baiano em 2010.
"Foi apresentada ao eleitor uma lista muito extensa de candidatos, o que dividiu muito os votos, sobretudo das oposições. Isso mostra claramente que a busca por uma união dos que se estão num projeto de oposição aos governos estadual e federal é fundamental para que possamos obter um bom resultado nas eleições de 2010".
Souto considera positivos os números atribuídos a seu nome nos cenários apresentados, já que não foi lançado como candidato e não tem qualquer cargo público. "As eleições estaduais serão fortemente influenciadas pela disputa a presidente da República. Muita coisa vai acontecer até que tenhamos um cenário consolidado para as próximas eleições".
OPINIÃO DO PORTA
VOZ DO GOVERNADOR
JAQUES WAGNER
O chefe da Assessoria Geral de Comunicação do Governo (Agecom), secretário Robison Almeida, confidenciou ao BJá por telefone, que o governador Wagner está satisfeito com os números apresentados pelo DataFolha.
Segundo Robison, avaliando-se outros cenários no Brasil também divulgados pelo DataFolha (Rio, Ceará, SP, MG, Pernambuco) o governador Jaques Wagner se situa numa performance bastante competitiva, igualando-se a Eduardo Campos, em PE, e Cid Gomes, no Ceará, em alguns cenários com melhor desempenho.
Robison diz que o governador está focado no evento logo mais com a presença do presidente Lula da Silva e deverá falar sobre a pesquisa nessa oportunidade.
CESAR BORGES
O senador César Borges está eufórico com a pesquisa DataFolha e passou a trabalhar na hipótese de ser candidato a governador da Bahia. Sempre em terceiro lugar na consulta, César disse que nos seus deslocamentos para o interior tem sido constantemente incentivado a se lançar ao governo e, desde que foi divulgada na manhã de hoje a pesquisa, tem recebido diversos telefonemas o parabenizando e pedidos para que seja candidato.