4. "Eu tive uma conversa com o ministro do Turismo, com outros assessores do presidente Hugo Chávez e, ontem (segunda-feira, 16), à noite estive com o próprio presidente, tratando de diversas pautas de cooperação e de investimento", relatou, por telefone, o governador.
5. Na conversa com o ministro do Turismo, foi esboçado que o voo Caracas- Salvador, passaria eventualmente por outras cidades ou por, pelo menos, mais uma cidade do Nordeste brasileiro. Um voo direto de Salvador para a capital venezuelana duraria algo em torno de cinco horas, tempo interessante para o setor de turismo.
6. "O ministro ficou bastante entusiasmado e o presidente também. Além disso, nós estamos preparando o fortalecimento desse intercâmbio. O ministro está preparando um plano de Turismo para entregar ao presidente Chávez, no dia 20 de abril, e nós estamos preparando a Semana da Bahia, aqui em Caracas, e estamos sendo convidados para a Feira de Turismo, que vai a acontecer em outubro ou novembro deste ano, também em Caracas", detalhou Wagner.
7. O governador disse que tem motivos para crer que esse encontro deverá render bons frutos. "Há uma curiosidade do povo venezuelano em relação ao Nordeste e acho que há destinos aqui na Venezuela que podem interessar ao turista baiano.
A pauta de trabalho em Caracas, iniciada pelo secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, foi aprofundada pelo governador, que tem a intenção avançar ainda mais nesse tema para chegar nos dias 26 e 27 de maio com algo mais consolidado.
8. "É quando vai acontecer a reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente Chávez, aí na Bahia, o que pra nós é importante também", finalizou o governador.
9. Hoje, pesquisando os sites, dos cinco principais jornais de Caracas (El Nacional, El Diario de Caracas, El Universal, El Mundo, Últimas Notícias) pelo menos na portada (primeira página) e nos noticiários das editoriais (até onde pude abrir) não havia notícias alguma sobre a visita do governador. O noticiário está concentrado na crise institucional do país (a ocupação dos portos e aeroportos), o campeonato mundial de baisebol, e a perda de divisas com a queda no preço do petróleo.
10. Louve-se, portanto, a iniciativa do governador em ser otimista e até esquentar o noticiário para o Estado, mas, num país em conflito como a Venezuela, sem grandes atrativos turísticos, e já havendo uma linha Salvador-Miami, um voo Salvador/Caracas, haja boa vontade para dar certo.
11. Mico confirmado: A Associação Cultural Ilê Aiyê comunica o adiamento do evento "Programa de Inserção no Mercado de Trabalho", que seria realizado na sede da instituição nesta sexta-feira, dia 20 de março. A nova data do evento será posteriormente anunciada.
23. Os estudantes da UNEB de Guanambi estão mobilizados reivindicando melhorias para o Campus XII. Veja notícias no blogdolatinha.blogspot.com. Dica do vereador José Carlos Lélis Costa.
24. O Informe da FAO, divulgado por El País, diz que o mundo perdeu 7,3 milhões de HA de selva entre 2000 e 2006, sendo que destes, o Brasil contribuiu com 42%. A FAO acha que o Brasil terá, nos próximos anos, graves dificuldades para estancar a sangria de suas florestas em função dos interesses agrícolas e do etanol.
25. O Brasil perdeu 3,1 milhões de HA, ou 0,6% de todas as florestas. A destruição aumentou em relação a 1995-2000, quando foi de 0,5%, desmentindo os dados de melhora no Brasil. Em relação à América do Sul a perda de florestas no Brasil representou 75% do total. O Brasil ainda possui 57% de suas terras com florestas. A Amazônia tem 25% da água doce do planeta.
26. Veja no link a tabela da FAO - Forest area and area change ftp.fao.org/docrep/fao/011/i0350e/i0350e04b.pdf
28. Já no dia 26 senta-se no banco dos réus Josefa Francisca dos Santos, acusada de homicídio qualificado. A defesa ficará a cargo da advogada Euridice Melo Pita. Durante o primeiro semestre o Tribunal do Júri ainda irá realizar mais quatro sessões.
29. O deputado Adolfo Menezes (PTB) disse na ALBA, plenário, nesta terça-feira, que a região de Bonfim (em termos de assistência à saúde está abandonada). E que, em Salvador, nas emergências públicas, os médicos escolhem quem vai morrer entre pacientes em estado grave, já que não se atende a todos.
30. O juiz Salomão Resedá está internado no Hospital Português com problemas cardíacos.
31. Popó faz caça-níquel para comemorar 10 anos do título mundial. Faz parte.
32. Os graves problemas de abastecimento, saneamento e desperdício de água em Salvador serão debatidos em sessão especial da Câmara de Vereadores na próxima sexta-feira (dia 20), a partir das 9h.
33. A sessão especial foi requerida pelo vereador Gilmar Santiago (PT). Em todos os países ocorrerão atividades alusivas às águas durante esta semana. No próximo domingo, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com a finalidade de estimular a mobilização social visando aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água.
34. A Rádio Nova Salvador FM entra em campo a partir de abril com a equipe "Os Feras da Bola" atuando também no esporte. O deputado Marcos Medrado, dono da emissora, está entusiasmado.
35. Depois de longa e radical briga surge uma luz no final do túnel para rediscutir, de forma civilizada, o Projeto de Lei 17.713, que altera a legislação estadual permitindo que a função fiscalizadora da Secretaria da Fazenda passe a ser exercida pelos auditores fiscais e pelos agentes de Tributos Estaduais.
36. Nesta quarta-feira, 18, às 11h, os deputados Paulo Câmara (PTB), Gaban (DEM), Pedro Alcântara (PR) e Zé Neto (PT) se reúnem como representantes do IAF e do SindSefaz para buscar um entendimento acerca da matéria, vendo o que propõe cada segmento.
37. "A partir dai, vamos fazer uma reunião ampla, envolvendo OAB, MP, secretário da Fazenda, Procurador Geral do Estado para que defendam seus pontos de vista. É um avanço, pois vamos começar a discutir a matéria a fim de criarmos um convencimento jurídico acerca do tema", afirmou Gaban.
38. Antes tarde do que nunca. Os 500 anos da chegada de Diogo Álvares, o Caramuru, à Baia de Todos os Santos serão lembrados em Salvador. Nesta terça-feira, 17, no Palácio Tomé de Souza, o prefeito João Henrique recebeu a visita do prefeito português, Defensor Moura, de Viana do Castelo, localidade que já prestou homenagens a Diogo Álvares.