Política

DEM CRITICA POSTURA DE DILMA EM SUA VISITA "POLÍTICA" NA BAHIA

vide
| 08/03/2009 às 07:01
Deputado federal ACM Neto fala durante evento
Foto: Foto/ Div
O presidente nacional do Democratas, Rodrigo Maia (RJ), criticou hoje (dia 7) a visita da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Bahia. Para ele, a ministra percorre o país fazendo campanha eleitoral antecipada.

"Enquanto a sociedade está preocupada com a crise, em manter os seus empregos, o presidente Lula e a sua candidata à sucessão estão mais preocupados em fazer marola visando a eleição de 2010", salientou Maia, que participou, em Salvador, de um evento que discutiu políticas públicas de assistência social, promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas, no hotel Bahiamar.

Rodrigo Maia lembrou que o DEM ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma representação contra a ministra por propaganda eleitoral antecipada. O partido quer que a ministra e o presidente Lula paguem uma multa de R$ 50 mil por crime eleitoral.
 
"O que queremos é que as regras sejam respeitadas por todos. Não podemos permitir que o PT tire vantagem do fato de estar no governo para fazer propaganda eleitoral antes da hora. Isso tira a igualdade do pleito e é contra as regras", enfatizou.

O deputado ACM Neto, que também participou do evento no Bahiamar, concordou com as críticas de Rodrigo Maia. "O Democratas quer manter a lisura do pleito de 2010. Para isso, defendemos apenas que as regras sejam respeitadas por todos. O que estamos vendo é o governo gastar dinheiro público para promover a pré-campanha da ministra, como aconteceu em Brasília no encontro do presidente com os prefeitos", lembrou Neto.
Políticas sociais 

Também estiveram presentes ao evento o presidente do Democratas na Bahia, Paulo Souto, e os deputados federais José Carlos Aleluia, Luiz Carreira e Fábio Souto. O evento contou com a participação de representantes de mais de 70 municípios baianos, entre secretários da área da assistência social e prefeitos do Democratas e de outros partidos - a exemplo de Antônio Fernando (PDT), prefeito de Saúde. O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Marcelo Garcia, foi o principal palestrante do evento.

Entre os assuntos abordados nas palestras e nas diversas oficinas realizadas ao longo de todo o dia o principal assunto foi o fortalecimento do Bolsa Família. Os gestores municipais presentes assumiram o compromisso de adotar a proposta do Agenda Família, apresentada por ACM Neto na campanha eleitoral do ano passado, quando o democrata disputou a prefeitura de Salvador. A proposta visa ampliar o alcance social do Bolsa Família através do mapeamento dos principais problemas enfrentados pelas famílias que recebem o benefício e a apresentação de soluções complementares nas mais diversas áreas, como saúde, educação, saneamento, habitação e emprego.

"O nosso partido tem experiência na área social. Um exemplo disso foi a criação do Fundo Nacional de Combate à Pobreza, criado pelo senador Antonio Carlos Magalhães quando ainda não se falava em projetos federais de transferência de renda", disse Neto, lembrando que o fundo possibilitou a criação do Bolsa Família, ampliado pelo presidente Lula. "Não estamos aqui para combater o Bolsa Família. Pelo contrário, queremos ampliá-lo. Precisamos trabalhar com essa realidade, mas também criar condições para que as pessoas cresçam profissionalmente, tenham seu emprego garantido e melhores condições de vida".