Política

DEPUTADA MARIZETE DIZ QUE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA MULHERES É PEQUENA

Vide
| 06/03/2009 às 22:04
A deputada Marizete Pereira, na tribuna da ALBA, na homenagem às mulheres
Foto:
  Ao som do coral Vozes Reveladas, da Escola de Dança da UFBA, sob a regência do maestro Sérgio Souto, em um plenário com autoridades do estado e representações de entidades femininas da capital e do interior, aconteceu a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, proposta pela deputada Marizete Pereira (PMDB), com a presença de Fátima Mendonça, primeira dama do Estado. 
 
   - Hoje é o dia de nós mulheres refletirmos sobre nossas conquistas, de avaliarmos nossos progressos e de estabelecermos novas metas para a luta pela equidade de gênero, frisou a parlamentar.


   Marizete destacou a carência de mulheres na política.  "Na Bahia, existem apenas nove deputadas estaduais, três federais e 46 prefeitas, lembrou". Ela acredita que " é pela via da política que produziremos todas as mudanças que nos interessam nessa luta pela justiça. Sabemos todas que essa caminhada será longa, porém os exemplos que se multiplicam a cada ano, à nossa volta, no darão mais força, nos impelem a novas buscas", afirmou.


   O deputado democrata, primeiro vice-presidente da Assembléia, Rogério Andrade, que coordenou a sessão, relembrou por que o dia 8 de março é dedicado à mulher. Segundo ele, em Nova Iorque, no ano de 1857, operárias que protestavam contra as más condições de trabalho e reduzidos salários foram trancadas e queimadas vivas na própria fábrica. É um dia para que os homens possam expressar seu respeito e consideração pela mulher, salientou o parlamentar.


   A luta das mulheres é uma afirmação à dignidade humana, comenta o ex-governador Waldir Pires, afirmando que a consolidação dos direitos da mulher é um exemplo de busca por uma sociedade melhor e mais justa.

   Para Luiza Bairros, secretária estadual da Promoção da Igualdade, apesar da celebração dos avanços conquistados pela mulher, as tomadas de decisões do poder ainda estão nas mãos dos homens, entretanto para ela, num futuro muito próximo teremos muito mais para comemorar.


   Neste mesmo sentido a deputada Neusa Cadore (PT), enfatizou sobre a participação da mulher na política baiana. Na Bahia, dos 417 municípios apenas 46, ou seja, 11%, são comandados por mulheres. Diante de tal demonstração o problema não é simplesmente numérico, mas de democracia. 

HOMENAGENS 

A deputada Ângela Souza (PSC) destacou as mulheres que souberam fazer a diferença usando a razão sem esquecer do coração, misturando verdades e sentimentos num turbilhão de emoção. Mulher branca, negra, rica, pobre, graduada, analfabeta, ministra ou dona de casa, mulher brasileira, simplesmente mulher, grandemente mulher, concluiu.


Praticamente todos os oradores teceram homenagens a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, e a Moema Gramacho, que compareceram ao evento. Viva a mulher não só no dia 8 de março, no segundo domingo de maio (dia das mães) e no dia das avós, por que a mulher é sempre mulher, independente de um dia específico ou não, fonte de amor e vida, finalizou a primeira dama.