vide
O presidente Lula não citou diretamente a Espanha, hoje, o país carrasco de brasileiros
Foto:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (30) o tratamento dispensado pelos países ricos a imigrantes de países pobres e disse que que o Brasil é um exemplo de tolerância ao mundo.
"Este país aqui é um país que tem lição a dar ao mundo sobre tratamento de imigrantes. Este país aqui, desde 1850 -não vou nem falar dos portugueses, que chegaram em 1500 - mas desde 1850, a gente recebe imigrantes", afdirmou.
Segundo Lula, "todos que chegaram aqui são tratados com respeito, diferentemente de alguns países europeus, de alguns países ricos, que acham que o problema do seu empobrecimento são os coitados dos imigrantes".
Lula afirmou que o problema da imigração ilegal no mundo deve ser combatido em sua origem. "Eu acho que o que nós precisamos garantir é o desenvolvimento das regiões mais pobres, como forma de evitar que os pobres do mundo se transformem em nômades, andando para os outros países."
Lula disse que o desenvolvimento econômico é a chave para atenuar o problema enfrentado pelos psíses ricos. "Se quisermos que as pessoas fiquem na África ou na América Latina, nós temos que desenvolver a África e a América Latina. E o Brasil dará um tratamento respeitoso a todos que aqui chegarem", afirmou.