O clima de mistério e curiosidade cedeu espaço para aplausos e votos de sucesso à medida que a prefeita chamava os nomes que agora compõem sua equipe, formada por 15 secretarias, Procuradoria e Controladoria Geral do Município, e mais cinco superintendências. A cada nome anunciado, Moema enumerava as principais ações da pasta e metas para os próximos quatro anos.
A prefeita afirmou que o primeiro critério para a escolha dos nomes foi a competência para o desempenho do cargo. "Buscamos nesta escolha equilibrar a competência, a confiança que tenho nestes nomes, a representatividade nas urnas e a contemplação política, já que tivemos uma coligação ampla na campanha que nos deu a vitória em outubro". Para os secretários, Moema reforçou a principal meta do mandato: uma administração cada vez mais inclusiva.
A prefeita também garantiu que todos os secretários e superintendentes terão tratamento igualitário e autônomo, assim como foi em seu mandato anterior. "Vamos tratar todos iguais e com autonomia. Por isso é fundamental que todos tenham compromisso com a gestão. Não há projetos individuais, mas um programa de governo a ser cumprido".
Reforma Administrativa
As mudanças na estrutura da administração foram significativas. Além de cinco superintendências (Segurança Municipal, Assistência Comunitária, Gestão Participativa, Promoção da Igualdade Racial e Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviços), a administração criou mais duas secretarias e outras três foram remodeladas.
Para as novas secretarias - Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Smarh) e a do Trabalho, Esporte e Lazer (Sentrel), foram indicados o médico Vidigal Galvão e Francisco Franco.
A Seplantur muda para Seplancti - Secretaria Municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, que será ocupada por Paulo Roberto Mendes, ex da Infra-Estrutura. Esta secretaria terá como novo titular Luis Carlos Magalhães, que deixa a Chefia de Gabinete. As pastas de Cultura, Esporte e Lazer e a do Trabalho Assistência Social e Cidadania foram desmembradas, dando lugar às Secretarias de Cultura e Turismo (Secult), da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Trabalho, Esporte e Lazer.
Ápio Vinagre
Apio Vinagre tem 42 anos. É técnico Químico, graduando de Administração de Empresas, iniciou militância no movimento estudantil na Escola Técnica Federal da Bahia (atual Cefet) atuou no Pólo Petroquímico por 16 anos, militante do Sindiquímica, ingressou no PT em 1988. Candidato a vice-prefeito em 2000, participou da coordenação das campanhas que elegeram e reelegeram Moema Gramacho. Coordenou a transição em 2004, assumindo a Secretaria de Governo. Atual presidente do PT no município.
Aliomar Eloy Britto
Casado, pai de três filhos, foi presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em nossa cidade. Defensor da luta dos homens e mulheres trabalhadores e do povo negro, ele dirigiu a Seplantur de 2005 a 2008, quando se afastou para disputar as eleições.
Paulo Roberto Mendes
Economista pela Universidade Católica do Salvador e técnico em Geologia, Paulo Roberto Mendes é funcionário licenciado da Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por 20 anos exercendo as funções de Chefe de Divisão, Gerente de Mercado e Gerente Geral. Paulo Roberto também é professor de Economia da Ucsal desde 1992. Assumiu a Secretaria de Infraestrutura de Lauro de Freitas em 2007.
Inglid Leila Silva
Bacharela em Direito pela Faculdade Unyahna de Salvador, aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e pós graduanda em Direito Público, Inglid Leila dos Santos Silva é tesoureira adjunta do PSDB no município. Iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Lauro de Freitas em 2005, na Sesp. Em 2008 assumiu a Sead.
Luiz Cláudio Guimarães
Graduado em ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia, Luis Claudio é funcionário da Caixa Econômica Federal desde 1989. Possui duas pós graduações em Auditoria (Fundação Visconde de Cairú e CEPPEV - Centro de Pós Graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairú). É professor da Ufba, Uneb e da Fundação Visconde de Cairú.
Evanildes Almeida
Economista, formada pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou trajetória Politíca filiando-se PMDB em 1980, por influência do irmão, o deputado federal João Almeida. Viúva, mãe de quatro filhos, ex-empresária de Lauro de Freitas, elegeu-se vereadora no município em 2000, pelo PSDB, presidindo o diretório municipal entre 2002 e 2006. Desde 2005 exerce o cargo de Secretária Municipal de Serviços Públicos e hoje é atual secretária geral do PSDB na cidade.
Luís Cláudio Magalhães
Luis Cláudio Magalhães tem 46 anos, é casado e pai de duas filhas gêmeas de 16 anos. No Rio de Janeiro trabalhou na Secretaria Municipal de Administração e na Bahia foi chefe de gabinete da então Deputada Estadual Moema Gramacho por seis anos, na Assembléia Legislativa. Em Lauro de Freitas foi responsável pela Chefia de Gabinete da Prefeita, de 2005 a 2008.
Paulo Aquino Pires
Paulo de Aquino Pires, 38 anos, casado, pai de um filho de 9 anos, formado em Ciências Sociais pela UFBA, é morador de Itinga, há 34 anos. Foi líder do movimento estudantil secundarista e assessor parlamentar da então Deputada Estadual Lídice da Mata. Ex-coordenador executivo da Secretaria de Educação do Município, Paulo Aquino é Presidente da Comissão Executiva Municipal do PSB, Diretório de Lauro de Freitas.
Francisco Pereira Franco
Vereador municipal no período de 1997 a 2000, Francisco Pereira Franco, foi presidente da Comissão de Educação e da Câmara Municipal durante seu mandato. Casado, 41 anos, Foi secretário Municipal de Trânsito e Transporte, em 2008.
Maria de Lourdes Lobo
Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, 1984, pós-graduada em Didática para o Ensino Superior (Unibahia, 2004). Lourdes Lôbo foi responsável pela pasta do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrasc) de 2005 a 2008.
Luís Carlos Cavalcante Galvão
Formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina, em 1974, mestre e doutor pela Unicamp/São Paulo, Luiz Carlos Galvão é professor titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs e professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia - Ufba. Ocupa as presidências da Associação Brasileira de Medicina Legal - Brasília/DF e da Academia de Valoração do Dano Corporal do Mercosul. Foi diretor do Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, do IML Nina Rodrigues, em Salvador, e médico obstetra e ginecologista do Hospital Naval de Salvador. Luiz Galvão é autor dos livros "Estudos Médicos Legais", "Medicina Legal" e "Histórias de um aprendiz de legista".
Mônica Elbachá Marnet
Formada pela Escola Baiana de Medicina, em 1987, Mônica Marnet exerce a medicina no município há 18 anos, como homeopata e ginecologista. Casada e mãe de três filhos, ela escolheu a cidade para fixar sua residência em 1996. Em 2005 elegeu-se vereadora pelo Partido dos Trabalhadores. Durante seu mandato foi presidente da Comissão de Educação e Saúde da Casa Legislativa.
Paulo Ferreira de Araújo
Pastor evangélico, casado há 35 anos e pai de dois filhos, Paulo Ferreira de Araújo é formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing.
Antônio Lírio de Oliveira
Técnico em administração de empresas, Antônio Lírio de Oliveira tem 35 anos. É ator de teatro e cantor, e já esteve à frente do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, de 2005 a 2008. Foi titular da Seplantur em 2008. Antônio Lírio é militante de movimentos sociais.
Vidigal Galvão Cafezeiro Neto
Médico formado em 1988 pela Escola Baiana de Medicina, Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, 45 anos é casado e pai de dois filhos. É médico concursado pela Prefeitura Municipal, onde atua desde 1992. Participou da primeira equipe de médicos do Hospital Jorge Novis, foi um dos responsáveis pela abertura do Centro Cirúrgico da unidade e segundo diretor da história do hospital.
Kívio Dias
Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1997, e especialista em Gestão Pública pela Uneb, Kivio Dias foi advogado das Associaçôes de Professores da Uneb e de Servidores Técnicos da UFBA. Atuou como assessor parlamentar do mandato de Moema Gramacho na Assembléia Legislativa, onde também foi advogado da Comissão de Direitos Humanos. Assumiu a Controladoria Geral do Município em 2005.
Vera Virgens
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), Vera Virgens foi assessora jurídica de Cristovam Buarque quando esteve à frente do Governo do Distrito Federal. Também foi assessora parlamentar da Câmara dos Deputados e assessora jurídica da Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, no governo Benedita da Silva. Em Lauro de Freitas iniciou seus trabalhos como procuradora fiscal. Assumiu o cargo de Procuradora Geral do Município em 2006.
SUPERINTENDÊNCIAS
1.Superintendência de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviços
Marcelino Santana
2. Superintendência de Promoção da Igualdade Racial
Eriosvaldo Menezes
3. Superintendência de Gestão Participativa
Rosenaide Brito
4. Superintendência de Assistência Comunitária
Pe. Antônio Sérgio Santos Lopes
5. Superintendência de Segurança Municipal
Mozart de Oliveira Vias