Vide
A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia realiza nesta quinta-feira (11), às 15h, Sessão Especial, proposta pelo deputado Álvaro Gomes, PCdoB, para discutir a implantação de usina nuclear no nordeste do país.
Segundo o parlamentar, essa é uma discussão que está na ordem do dia e, apesar de polêmica, se faz necessário o debate pelo Poder Legislativo, assim como por toda sociedade, da viabilidade da instalação da usina, o impacto no meio ambiente, as conseqüências positivas e negativas desse investimento que beira o montante de R$ 10 bilhões.
"Diante da relevância deste tema para a região Nordeste e, em especial, para a Bahia meu objetivo com a sessão é contribuir para esclarecer dúvidas, juntamente com especialistas no assunto sobre os desafios para o Estado da Bahia para poder atrair mais um empreendimento que venha incrementar nosso desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente", diz Álvaro.
Farão parte da mesa o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira de Oliveira, o diretor de recursos minerais da Indústria Nuclear do Brasil (INB), o gerente de qualidade, proteção radiológica, licenciamento e salvaguarda da diretoria de produção nuclear da INB, Jorge Conceição, o assessor da NUCLEP-Núcleobrás Equipamentos Pesados, a assessora técnica da Eletronuclear, Olga Simbalista e o professor emérito da UFBA e especialista em desenvolvimento regional, Fernando Cardoso Pedrão.
PRODUÇÃO NUCLEAR
Do ponto de vista da geração de energia elétrica, o Brasil ocupa a 10º posição mundial, com a produção hidroelétrica sendo a principal fonte (85%), seguida das fontes termoelétricas, renováveis e nucleoelétrica. Por sua vez, a produção de energia nuclear no Brasil ocupa a última posição dentro da oferta total de energia no país. Para se ter um comparativo, a geração nuclear dos EUA, França e Japão é maior do que o total de geração de energia brasileira.