Política

SECRETÁRIO SEGURANÇA AFIRMA QUE POLÍCIAS ENCOLHERAM EM SEUS EFETIVOS

Audiência ainda em curso
| 30/04/2008 às 12:44
Secretário César Nunes, da SSP, na audiência pública da Comissão de Segurança, hoje (F/Div)
Foto:
  O secretário de Segurança Pública, César Nunes, admitiu nesta quarta-feira, 30, em depoimento na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembléia Legislativa e também numa entrevista na Nova Salvador FM, que as policias baianas (Militar e Civil) encolheram e estão se organizando, com todo apoio do governador Jaques Wagner para se reequiparem e combater o crime. 

  Para Nunes, a PM já chegou a ter um efetivo de 34 mil homens e mulheres e hoje só tem 27.500 enquanto a Polícia Civil herdou algumas mazelas do governo passado e só agora vai incorporar mais 175 policiais nas delegacias. "Recebemos uma herança maldita e estamos revertendo essa situação com uso de novas tecnologias e comunicação integrada", comentou na FM.

  No entendimento do secretário a Política de Segurança do Governo do Estado está no caminho certo e, obviamente, depende de tempo e investimentos para que o combate ao crime seja efetivado. Ainda segundo o secretário, a SSP já mapeou as áreas onde a criminalidade é mais intensa na Região Metropolitana de Salvador e está agindo. Citou como exemplo, o confronto em Vila de Abrantes, área que considera perigosa.

  César Nunes destacou que a criminalidade se movimenta e com o combate as quadrilhas organizadas e o fim dos seus principais cabeças, o 2º e 3º escalões dessas quadrilhas se mobilizaram e estão promovendo muitos crimes para firmar posições em seus territórios.

 Veja abaixo algumas declarações dos parlamentares e do secretário César Nunes:

Capitão Tadeu


· Destaca a grave crise que aconteceu no mês passado e da dificuldade que encontra para ter acesso ao Secretário de Segurança Pública;
· "O nível de insatisfação da Polícia Militar e Civil é o maior dos últimos 30 anos".

Carlos Gaban (Vice-presidente da Comissão)

· Na última Audiência Pública com o ex-secretário Paulo Bezerra, o deputado Gaban fez sugestões no intuito de que fossem apresentados artifícios para a equipagem das polícias e até agora nada chegou até esta Casa. O deputado afirma que a Casa Legislativa está a disposição do Secretário em prol de uma Polícia melhor e mais equipada.

Eliedson Ferreira

· Toca no assunto dos Concursados e não chamados (PM) por motivo da idade (30 anos).

· Pede atenção especial para este caso e diz que "se houver 'boa vontade' por parte do governo, com certeza teremos estes homens no quadro da PM do nosso estado".

Secretário César Nunes

· "Não nego a participação de Policias no Grupo de extermínio na Bahia".
· "Sobre o caso dos concursados da PM's e não chamados devido a idade superior a 30 anos, faremos o possível para que haja a integração dos mesmos no quadro da PM".

Gildásio Penedo Filho


· Demonstra a preocupação da bancada de oposição em relação ao crescente número de Homicídios e traz números:
o 2006 em relação ao ano de 2005 - aumento de 5,6%;
o 2006 em relação ao ano de 2006 - aumento de 40%;
o 2007 em relação ao ano de 2008 - aumento de quase 60% (em relação ao mesmo período).

· Deixa algumas perguntas ao Secretário:
o Se o secretário encontrou algum Plano de ação ao chegar na Secretaria de Segurança Pública?
o Qual o valor repassado pelo Governo Federal para a área de Segurança e quais os projetos aprovados?
o Diante da dificuldade, não seria um instrumento acessível a convocação da Força Nacional de Segurança Pública com a intenção de colaborar com a atuação das polícias do nosso Estado?
 
  MAIS NOTÍCIAS
 
   A audiência ainda está em curso. Mais notícias no BJá à tarde.