Decisão foi tomada pelo prefeito JH agora há pouco
Kátia agrediu a cultura religiosa do povo de santo e está fora da Sucom (Foto/Arq)
Foto:
O prefeito João Henrique (PMDB) pressionado pelo povo-de-santo, por parte do seu secretariado ligado as áreas da Reparação e da Casa Civil, ocupados por representantes desse segmento, e diante da gigantesta repercussão local e nacional da derrubada do terreiro de Candomblé Oyá Onipó Neto, decidiu exonerar a secretária do Planejamento do cargo de superintendente da Sucom, mantendo-a no Planejamento.
Kátia era uma peça chave na administração municipal e foi a principal responsável pelas negociações com empresários do setor da construção civil e outros segmentos para a elaboração dos estudos do PDDU. Enfrentou a tudo e a todos durante a tramitação do projeto, sempre se mostrou firme e decidida nos seus pontos de vista, e conseguiu aprovar a matéria na Câmara de Vereadores, apesar de toda a polêmica.
Nos últimos dias seu cargos vinham sendo cobiçados pelo PDT na negociação de retorno da legenda no apoio a candidatura de João Henrique. Agora, diante da intempestiva ação que resultou na derrubada do terreiro, foi ao chão com as panelas de aguidá e os adereços dos orixás do cargo da Sucom, mas se mantém no Planejamento. A rigor, o prefeito fez um factóide para acalmar o povo-de-santo e a turma da Reparação. Não mais do que isso.
A própria secretária disse que sua saída da Sucom não tem nada a ver com a derrubada do terreiro. Ou seja, Kátia Carmelo continua tão poderosa como antes e assim permanecerá.