Está faltando argumentos a base do governo
A oposição espremeu a maioria nesta tarde de debates na Assembléia Legislativa (Foto/BJ)
Foto:
A sessão da Assembléia Legislativa nesta tarde de terça-feira, 19, expôs como a defesa do governo na questão da segurança tem sido frágil, sem argumentos convincentes. O deputado Gildásio Penedo, líder da minoria, conseguiu com um discurso forte e recheado de números, estudado, revelar que além do governo ter reduzido de 11.12% para 10.87% os investimentos no setor, a criminalidade aumentou e falta comando na SSP.
Mais uma vez coube ao deputado Álvaro Gomes (PCdoB), uma espécie de guardião único na defesa do governo, fazer o contraditório, ainda assim, desprovido de dados substanciais, de informações da base governamental, o que fê-lo apelar para a questão de natureza política. Para Álvaro, a violência é endémica, nacional, e se hoje são praticados 50.000 homicídios no Brasil é natural que, proporcionalmente, na Bahia também tenha ocorrido isso.
O deputado Penedo foi a tribuna repleto de números, dados, e disse que estava supreso com as declarações do secretário Paulo Bezerra quando este afirmou que "o tráfico não é uma realidade na Bahia". De acordo com os números apresentados por Penedo, 70% dos crimes que acontecem na RMS estão relacionados com o tráfico, "e o que está faltando na Bahia é comando na SSP e falta de investimentos do governo", frisou.
Na opinião de Álvaro Gomes, o governo Wagner está atento não só a questão da segurança, mas a um projeto de base com investimentos pesados na educação, na saúde, na infra-estrutura para reverter o quadro de caos que foi encontrado no Estado. "Wagner está atacando as raízes e vai retirar o Estado do atraso em que se encontra", frisou.
Para o deputado Penedo, o que está acontecendo com a Segurança é um "silêncio tumular do governador que nada fala sobre o assunto em termos mais objetivos, como vimos em sua mensagem à esta Casa".
No entendimento do deputado Yulo Oiticica (PT), outra personalidade que está sempre na linha de frente em defesa do governo, "agora há transparência, números precisos da Segurança, e o peso da mão-de-ferro, o peso da truculência na Bahia já passou", comentou.
COMENTÁRIO
BAHIA JÁ
Ou a bancada da situação se organiza em termos de números, dados, indicadores, argumentos administrativos, ou vai ficar a reboque da oposição. E olhe que o PMDB está calado, na muda, e o ano legislativo está só começando.