O requerimento foi encaminhado pelo deputado Heraldo Rocha à SESAB
O deputado Heraldo Rocha enviou requerimento ao secretário Estadual da Saúde solicitando providência da SESAB quanto as questões que resultaram no fechamento da UTI pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos e sua reabertura com funcionamento de apenas 5 leitos.
No documento, o parlamentar alerta para o fato de que as precárias condições de atendimento no setor de pediatria do Hospital Geral Roberto Santos, que - segundo relatos de cidadãos que procuraram esta especialidade nesta unidade hospitalar - encontram-se bastante aquém das expectativas, em decorrência, dentre outros causas, da redução de 10 para 5 no número de leitos da única UTI de atendimento público em pediatria na capital baiana.
Heraldo acrescenta que os profissionais da UTI PEDIÁTRICA - de acordo com informações colhidas - estão sem condições de prestarem um serviço de qualidade à população, haja vista que os contratos dos profissionais especialmente capacitados (os intensivistas) que trabalhavam neste setor não foram renovados quando do vencimento dos mesmos, ou seja, em julho de 2007.
Somando-se a isso, há de se destacar o fato de que profissionais do Hospital Roberto Santos, especialmente os enfermeiros e fisioterapeutas integrantes da equipe intensivista da UTI pediátrica, estão, presentemente, com mais de três meses de atraso no pagamento de seus salários. O
CONCURSOS
Líder do Democratas na Assembléia Legislativa da Bahia informa em seu requerimento que muitos profissionais da área de saúde, classificados em concursos promovidos pela SESAB, em épocas anteriores ao ano de 2007, só foram, efetivamente, convocados em dezembro do ano passado.
Ressaltando que estes trabalhadores após assumirem seus cargos, necessariamente, precisarão de um período de capacitação para atuarem em setores de extrema responsabilidade, como é o caso das UTI'S, através de um adequado e especializado treinamento por parte da SESAB para atuarem como intensivistas, o que só agrava toda a problemática.
FOLHA SECRETA
Heraldo Rocha finaliza seu documento certificando de que na condição de representante do povo baiano na Assembléia Legislativa, sempre preocupado com a qualidade dos serviços públicos prestados pelos órgãos estaduais em nosso estado e o pronto atendimento às necessidades dos cidadãos baianos, requer do Exmo. Secretário da Saúde o envidamento de esforços da SESAB no sentido de providenciar a solução destas questões que impedem o bom funcionamento da prestação dos serviços médicos aos cidadãos de nossa terra, a exemplo do famigerado episódio da "FOLHA SECRETA" amplamente denunciada e debatida pela bancada de oposição da Assembléia Legislativa, fruto da estratégia utilizada pela SESAB para pagar médicos, sem contrato, sem contra-cheque, sem publicação no Diário Oficial do Estado, o que resultou numa representação, por parte do Deputado Estadual João Bacelar, junto ao Ministério Público Federal (MPF), contra o Secretário Estadual da Saúde. Por fim, o Democrata Heraldo requer também, e urgentemente, a mobilização da SESAB no sentido de equacionar estes impasses para que se evite o fechamento da UTI pediátrica do Hospital Roberto Santos, impedindo, assim, que crianças de nosso estado deixem de ter acesso a um atendimento de qualidade nesta área. Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Heraldo Rocha (Líder do DEM).