O deputado Walter Pinheiro é do PT
Em entrevista na rádio Metrópole, nesta manhã de quinta-feira, 11, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) admitiu que gostaria de ser candidato à prefeitura de Salvador nas próximas eleições. Pinheiro disputa com o deputado Nelson Pelegrino (PT), a indicação deste partido à sucessão municipal, em 2008.
Pinheiro também confidenciou que foi convidado pelo governador Jaques Wagner para assumir uma secretaria de Estado, porém, não aceitou. Na entrevista, o deputado deixou claro que se o PT assim decidir, está pronto para enfrentar uma campanha eleitoral majoritária na cidade do Salvador, na cabeça da chapa.
Pinheiro fez a ressalva que não topará ser vice de João Henrique (PMDB) em hipótese alguma, pois se não puder ser Pelé, não lhe interessa ficar no banco de reserva. Walter Pinheiro disse ainda que também não aceitaria uma disputa interna "autofágica" para ser candidato: "Não estou matando e nem morrendo para isso".
Afirmou que o apoio ao prefeito João Henrique foi decisão do partido e, portanto, em momento de crise "o PT não pode cair fora". No meio político, comenta-se que o deputado Pinheiro tem se encontrado com frequência acima do normal o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, atual patrono da administração JH.
Sobre as declarações de Nelson Pelegrino de que o partido que tem força na prefeitura é o PMDB e o PT só tem cargos periféricos, Walter Pinheiro ironizou: "Não acho que a saúde seja um espaço periférico, mas decisivo". Ele disse também que o PMDB não tem participação apenas na prefeitura (conforme enfatizou Pelegrino), mas no governo do estado.