Política

DEPUTADO ATESTA QUE GOVERNADOR TEM QUE SAIR DO PALANQUE E GOVERNAR

Secretário da SSP reconhece que está faltando efetivo
| 09/10/2007 às 10:12
  Em entrevista na rádio Nova Salvador FM nesta manhã de terça-feira, 9, o deputado Heraldo Rocha, líder do Democratas na AL, disse que o governador Wagner tem que sair do palanque e começar a governar a Bahia.

  "O governador fica o tempo todo olhando para o retrovisor e está se esquecendo de governar a Bahia, Estado que vive um caos nas áreas da saúde, educação e segurança pública" - atestou o deputado situando que nunca, em tempo algum da história baiana, aconteceu como está ocorrendo agora, chacinas semanais na cidade do Salvador.

   Segundo o deputado os agentes do tráfico de drogas tomaram conta da capital, ocorre uma chacina a cada semana, "e o governo está imobilizado, não reaje a uma situação de tamanha gravidade".

   Heraldo Rocha comentou, ainda, com base nos dados apresentados pelo secretário da Fazenda estadual, Carlos Martins, que o governo está investindo menos em educação e na saúde pública, gerando situações bastante difíceis nos hospitais e nas escolas.

   "As pessoas estão morrendo nas portas dos hospitais de emergência do Estado. Será que ninguém está vendo isto" - destacou Rocha.

   Em A Tarde, edição de hoje, 9, o secretário Paulo Bezerra admite que a situação é preocupante e disse que "o efetivo é muito parco e por isso é preciso economizar policiais em algumas áreas para dotar de policiamento as áreas mais críticas e os cenários de ocorrências de crimes".

   Em 2006, segundo dados da Polícia morreram em Salvador (mortes por homicídio) 614 pessoas, entre janeiro e setembro; e, em 2007, já morreram 829 pessoas nas mesmas situações. Somente na última semana foram registrados 25 homicídios na RMS.

   ARTIGO DE
   LUIS ALBERTO

   A crise da segurança chegou as barbas do governo. Em artigo publicado em A Tarde, Onde está a Juventude? - edição de hoje, 9 - o secretário da Promoção da Igualdade, atesta que muitas são as discussões a respeito dos programas e projetos desenvolvidos e/ou implementados pelas diversas esferas do governo, "contudo, não foram suficientes para sequer amenizar os graves problemas que afetam os (as) jovens brasileiros e mais especificamente os (as) baianos".

  Segundo Luis Alberto, "jovens entre 15 a 24 anos que não têm acesso à saúde, educação, emprego, cultura e lazer são possíveis alvos de ações de violência".

  Destaca o deputado federal licenciado que, "a taxa de homicídios entre os negros é de 68.4 por 100 mil habitantes enquanto que, para os brancos da mesma faixa etária, o índice apurado é de 39.3 por 100 mil, de acordo com a Fundação Perseu Abramo" - salientou.

  Em outros artigos e entrevistas, Luis Alberto tem sempre se referido ao massacre dos negros pobres da Bahia, vítimas principais da violência na RMS.