A líder do PT na Casa, Ideli Salvatti (SC), no entanto, não confirma que esta é uma posição do partido. Mercadante disse que a bancada se reúne na terça e que a decisão de um anúncio oficial pode ser feito depois do encontro.
"Eu acho que o que estamos vivendo é uma crise cuja a origem é a permanência de Renan. Por isso estamos fazendo um movimento suprapartidário para pedir seu afastamento. E todos os senadores (do PT) apoiaram as decisões que eu tenho tomado", afirmou o Mercadante.
A afirmação do senador foi feita depois da denúncia de que Calheiros teria tentado espionar dois senadores da oposição, Demóstenes Torres (Democratas-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).
Mercadante considera o fato de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS) terem sido substituídos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa por Almeida Lima (PMDB-SE) e Paulo Duque (PMDB-RJ) como um agravante. Os dois senadores, da ala independente do PMDB, fazem oposição à permanência de Calheiros na presidência da Casa.