Política

OPOSIÇÃO PEDIRÁ INIDICAMENTO DE TODA DIRETORIA DA ANAC, INCLUSIVE LEUR

Mais um complicador no consenso para escolha do nome consensual para vaga no TCE da Bahia
| 19/09/2007 às 13:09
   A oposição promete apresentar na CPI do Apagão Aéreo na Câmara um voto em separado ao do relator, Marco Maia (PT-RS). Deputados do PSDB e do Democratas querem pedir o indiciamento de toda a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), enquanto Maia dá sinais de que deve pedir o indiciamento apenas da ex-diretora Denise Abreu. Os dois relatórios serão votados.


  Entre os diretores da ANAC está o ex-deputado Leur Lomanto, o qual, disputa a mesma vaga com o deputado Zinton Rocha (PT) para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

  O petista já começou a ler o seu relatório final, mas a parte dedicada à Anac deve ser concluída apenas nesta quinta-feira. Durante entrevistas, no entanto, Maia deu sinais de que deve responsabilizar apenas Denise pela entrega de um documento sem validade para a Justiça de São Paulo liberar a pista principal de Congonhas.


  O documento recomendava o uso de todos o sistema de freio para pousos naquele aeroporto em dias de chuva. A oposição acredita que, como a agência funciona em forma de colegiado (as decisões têm de passar pela aprovação de toda a diretoria), todos os diretores que trabalhavam na época, tiveram responsabilidade pela liberação do documento.


  "Se for para pedir o indiciamento, não pode ser só de um. O trabalho da Anac no colegiado significa ação ou omissão. E, nesse caso, todos foram omissos", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).


  A oposição deve pedir o indiciamento por omissão, ineficiência, improbidade, indícios de fraude e falsidade ideológica.