Mais capítulos da novela na próxima semana
Ficou para a próxima terça-feira, 25, data limite apresentada pelo presidente da Assembléia Legislativa, a decisão do colégio de líderes para definir um candidato de consenso à vaga do Tribunal de Contas do Estado, opção 1, Zilton Rocha (PT); opção 2, Leur Lomanto, indicado pelo PMDB.
Essa foi a decisão tomada pelo colégio de líderes durante a reunião desta quarta-feira, 19, na AL. Mas, poucos na Casa acreditam que o consenso saia. Um deles é o deputado Waldenor Pereira (PT), líder da bancada da maioria, que fez um pronunciamento justificando o voto aberto para a indicação do candidato, caso não ocorra o consenso.
Waldenor, no entanto, acha que pode chegar ao consenso e está construindo - segundo suas palavras - uma agenda para chegar a um entendimento.
Pasmem: o deputado Luciano Simões (PMDB) foi a tribuna nesta tarde, 19, e o mínimo que classificou Waldenor foi de "inexperiente" e outros adjetivos mais, numa atitude que revela muito bem o confronto entre PTxPMDB a que altura chegou. Aos céus. Não de brigadeiro. Mas, de trovoada.
Para Luciano, voto aberto numa situação dessas é uma coisa inadmissível. Posição também adotada pelo deputado Carlos Gaban, o qual, não chegou a classificar o deputado Waldenor como ingênuo, porém, destacou como seria votar em aberto numa pessoa que vai julgar as contas do governo.
SEM ENTENDIMENTO
O deputado Gildásio Penedo, líder da minoria, e que participou da reunião de Líderes, nesta quarta-feira, acha que não haverá consenso apesar do empenho do deputado Waldenor Pereira, porque a bancada da maioria não se entende e já deixou claro que o seu candidato a Leur Lomanto.
DEPUTADO FEDERAL
Diante do impasse, voltaram a circular informes na AL dando conta de que o governador Jaques Wagner estaria analisando a possibilidade real, de indicar um deputado federal ou um 'tercius" para evitar o pior. Os nomes mais citados são Fernando Scmidt e Zezéu Ribeiro.
Zezéu confidenciou a um deputado, em Brasília, que está fora desta. Se sente muito bem em Brasília e não quer deixar o parlamento. Diz-se, também, que Scmidt não deseja o cargo.
INDO PARA O VOTO
Com a desorganização que se encontra a bancada do governo, a indicação de Zilton Rocha (PT), mesmo indo para o voto aberto pode perder para Leur.
A conta que se faz na AL é a seguinte: são 63 deputados. O governo conta com 39. Destes os 10 do PMDB já disseram que votam em Leur; e mais Euclides Fernandes e Adolfo Menezes. Ou seja: 12. Conta-se com os votos da oposição, adeus indicação de Zilton.