Política

DEPUTADO CRITICA AUMENTO DA VIOLÊNCIA E GASTOS COM ALUGUÉIS NA SSP

O pronunciamento de João Bacelar foi nesta tarde de segunda, 17
| 17/09/2007 às 19:01
   O deputado João Carlos Bacelar (PTN) afirmou hoje, 17, em pronunciamento na Assembléia Legislativa, que o aumento da violência na Bahia - que tem mais de 2.200 homicídios registrados nos primeiros oito meses do ano -, se deve à desestruturação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
 
  "Não há nenhuma mudança estrutural sócio-econômica relevante no estado que justifique o crescimento da violência. O estado saltou de 80 casos de assassinatos por mês, no ano passado, para 102 este ano. Foram 17 homicídios no final de semana. De dez crimes registrados, apenas três são elucidados. E isso é fruto da falta de conhecimento da área de Segurança Pública da estrutura do estado.

  Importaram um secretário da Polícia Federal e deixaram de lado os delegados que conhecem a realidade da Bahia", afirmou Bacelar. Hoje, a SSP mantém, em sua cúpula, profissionais estranhos aos quadros da Polícia Civil, relegando ao segundo plano os profissionais de carreira.

   "A cúpula não conhece a realidade da Bahia e a estrutura da própria Secretaria. Esse é um dos fatores do aumento da violência que a Bahia assiste estupefata, sem que se tome qualquer providência. O governador precisa deixar o discurso de palanque e cobrar ação, porque hoje prevalece a ‘política do extermínio'", denunciou. O deputado lembrou que as Polícias Civil e Militar permanecem as mesmas e se a ação contra a criminalidade não dá certo, o erro é de gerenciamento.

   "Essa política de importação de secretário, já ficou provado que não dá certo. Vemos, até agora, o secretário aparelhar a SSP com servidores de outras áreas e a completa desorganização da estrutura de Segurança Pública", disse Bacelar. Ele citou como exemplo que, de janeiro até agora, a SSP gastou R$600 mil em diárias de viagens e aluguel de veículos.

   "Vamos procurar saber se algum delegado de carreira da estrutura da SSP fez viagem ao exterior ou curso de aprimoramento. Hoje, gasta-se mais com viagens e aluguel de veículos do que com tecnologia de informação, qualificação profissional ou serviço de inteligência", disse Bacelar. De acordo com o parlamentar, enquanto não houver uma mudança na SSP, a criminalidade continuará em alta.
 
   CONSTRUÇÃO
   DA PAZ

   Em resposta as acusações do deputado Bacelar, o deputado Yulo Oiticica (PT), disse que a construção da paz depende de uma série de ações dos governos e, nesse sentido, o governador Jaques Wagner tem trabalhado para que isso ocorra o mais breve possível.

   Destacou, ainda que, sem querer olhar para o retrovisor, neste último final de semana a região de Irecê recebeu a cúpula da SSP e o comando da PM, para debater pela primeira vez o tema da violência.

   EXTREMO SUL

   O deputado Getúlio Ubiratan (PMN) também comentou sobre a questão da violência e que, na região que representa, o Extremo-Sul a bandidagem anda solta e são "elementos pistoleiros que vêm do Espírito Santo", e referiu-se ao assassinato do ex-deputado constituinte Maurício Cotrim.

   Ubiratan encaminhou à Mesa um pedido de moção de solidariedade à família do ex-deputado Cotrim.