Segundo os moradores, eles foram avisados pelo cabo eleitoral e cunhado do vereador Atanázio Júlio, de prenome Mário e Ivan respectivamente, além da coordenadora da AR das Ilhas Ilma Duarte, de que a ilha foi entregue ao vereador e que o prefeito João Henrique se sua esposa teriam mandado demitir todas as pessoas que entraram através do então secretário Armando Lessa.
"Nós não acreditamos porque conhecemos o nosso prefeito e sua esposa. É de conhecimento de todos que os empregos existentes na ilha foram criados e autorizados pelo prefeito. As pessoas foram admitidos pela secretaria e não pelo secretário", dizia na carta redigida pelos moradores que foi enviada à Câmara.
No último dia 23 de julho, os moradores que prestavam serviço a empresa Salva Mar foram demitidos e substituídos por pessoas de uma só família, que segundo os moradores, são de cabos eleitorais e cunhados de Ivan e Mário.
Em 6 de agosto, foi a vez dos funcionários da Jotagê. Mesmo depois de receberem ameaças e implorarem para não perderem seus empregos, foram todos demitidos.
Os moradores ainda dizem que já foram avisados de que os próximos da lista serão os vigilantes, as merendeiras e o pessoal de apoio das escolas. "Não podemos aceitar esta falta de respeito com a comunidade, o vereador não é dono das ilha e isto não é justo", afirmaram os moradores. (Repórter - Marivaldo Filho)