Política

ASSEMBLÉIA ADIOU PARA PRÓXIMA SEMANA NOME PARA O TRIBUNAL DE CONTAS

O presidente Marcelo Nilo (PSDB) sugeriu como data limite para indicação 25/9
| 12/09/2007 às 18:26
  Continua o impasse na Assembléia Legislativa para indicar o nome que substituirá o ex-conselheiro Urcisino Queiroz, no Tribunal de Contas do Estado. Sem acordo até agora, ficou para as próximas semanas, segundo o presidente da AL, Marcelo Nilo (PSDB), com data limite 25 próximo; e para o líder do governo, Waldenor Pereira (PT), com data limite para dia 19.

  Diante do impasse e com a suspensão da reunião que estava programada para hoje entre os membros do colégio de líderes, sem aviso prévio, segundo o líder da minoria Gildásio Penddo (Dem), "uma falta de consideração", o presidente Marcelo Nilo se justificou, por volta das 16h30min, afirmando que não pode organizar a reunião porque necessiou fazer um chake-up médico.

  Para o deputado Penedo está havendo uma "manobra política" ainda não perfeitamente identificada para alterar o jogo. De acordo com o presidente Marcelo Nilo não está havendo nada, "o que as lideranças partidárias resolverem, em consenso, a Presidência da Casa aceita. Agora, se não houver consenso, a Presidência vai tomar uma posição política com o rito, e aí vou trazer a posição da Casa" - afiançou.

   PROJETO DE RESOLUÇÃO

   Insatisfeito com as observações do presidente, o líder da minoria, deputado Gildásio Penedo (Dem) disse que apresentaria um Projeto de Resolução visando normatizar a questão, e apresentar mais um requerimento de urgência para que o processo tramite com celeridade, pois, já se passaram três semanas com esse impasse.

   O presidente Marcelo Nilo então contestou afirmando que não havia necessidade de um projeto de resolução, pois, se trata apenas de uma questão de rito, de decisão consensual das lideranças.

   O depuado Elmar Nascimento (PR) protestou: "V.Exa. é o magistrado dessa Casa, mas, não pode impor nada" situando que a minoria tinha o direito de apresentar um Projeto de Resolução. Para o deputado Paulo Câmara (PTB), um dos postulantes ao cargo, o qual, também já havia proposto um Projeto de Resolução para a matéria, a proposta de Penedo é uma sequência a sua, e, portanto, não teria nada demais.

   REUNIÃO AGORA

   Na sequência, o líder do bloco independente, Roberto Muniz (PP), pediu a palavra e propôs que fosse feita uma reunião "nesse exato momento" (eram 16h45min) para resolver o problema, mas, o deputado Zé das Virgens (PT), o qual, indicou o nome do deputado Zilton Rocha (PT) para o cargo, não topou questionando o porque "dessa pressa toda".

   Segundo o deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) pai de Leur, outro postulante à vaga, a indicação pode ser resolvida "hoje ou amannhã, tanto faz".

   Isso: para o deputado Waldenor Pereira (PT), entre o hoje e o amanhã, que tal da data de 19, a próxima quarta-feira? - sugeriu, entendendo que "o rito não é importante; e sim o consenso".

   Por fim, sobrou até para o atual conselheiro do TCM, Paolo Marconi, o qual, segundo o deputado Gilberto Brito (PR) teve seu nome acatado por essa Casa "sem nunca ter feito nada de relevante por ela". Isso, em tempos idos.


  COMENTÁRIO
  BAHIA JÁ

  Está difícil um consenso entre as partes para a escolha de um nome a ser levado ao governador.

  De toda sorte, espera-se que essa decisão saia na próxima semana.

  O líder do governo, ao que tudo indica, articulou para ganhar tempo na medida em que o governador (o homem da caneta) está nos Estados Unidos e só retorna na sexta-feira, dia que não é recomendável levar assunto dessa natureza ao Chefe do Executivo.

   Daí que, a decisão só sairá mesmo na próxima semana. É uma decisão de natureza política e, certamente, o governador não abrirá mão dessa prerrogativa.