Que tremendo barraco na AL para encontrar nome de consenso das bancadas
Quando parecia tudo acertado, foram suspensas as inscrições das candidaturas do deputado Zilton Rocha (PT) e do ex-depuatdo Leur Lomanto diante de um acerto entre as partes, incluindo o deputado Paulo Câmara (PTB), para a indicação do nome da Assembléia Legislativa que substituirá o ex-conselheiro Urcisino Queiroz, vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado, com seu falecimento.
O líder do bloco da minoria, deputado Gildásio Penedo, solicitou uma questão de ordem ao presidente da AL, deputado Marcelo Nilo (PSDB), querendo saber se a Mesa publicaria no Diário Oficial do Legislativo, as inscrições das candidaturas lançadas pelo vice-líder do PT, Zé das Virgens, na indicação de Zilton Rocha; e de Leur Lomanto, indicação da bancada do PMDB.
Marcelo então resolveu consultar os líderes do PT e do PMDB, respectivamente, Waldenor Cardoso e Leur Lomanto Júnior, querendo saber se eles manteriam as candidaturas. Como Leur Júnior não se encontrava em plenário, Nilo disse que aguardaria até às 22 horas, e, se não houvesse desistência, mandaria publicar no Diário Oficial os dois nomes.
MOMENTOS DEPOIS
Momentos depois, numa mini-reunião onde participaram Waldenor, Zilton, Leur Júnior e Paulo Câmara acordou-se pela retirada dos nomes até que se encontre um de consenso, de unidade.
A proposta de unidade partiu da deputado Neusa Cadore (PT) com a ressalva de que o nome de Zilton estava mantido para compor compor ou se inserir nessa unidade.
Posição idêntica a de Leur Júnior entendendo que se houve consenso o nome deve ser do ex-deptuado Leur Lomanto, seu pai.
Para o deputado Gildásio Penedo (DEM) o que está havendo é uma fritura no nome de Zilton que é um deputado que merece todo apreço da nossa bancada e da Casa.
"Estão lhe rifando deputado Zilton" essa é a verdade.
Já o deputado Heraldo Rocha, líder do DEM, disse que "nem nesse momento a bancada da situação se une, É inacreditável o que está acontecendo nesta Casa" - arguiu.